limpar filtros
Questões por página:
Marque a alternativa CORRETA. Na avaliação dos casos clínicos de doença venosa houve uma padronização que leva em conta sinais (CEAP). Do ponto de vista clínico, um paciente que apresenta lipodermatoesclerose com eczema e dermatite ocre é classificado como:
Marque a alternativa CORRETA. Paciente jovem com sopro infraclavicular. Duplex scan revela dilatação pós-estenótica de artéria subclávia direita, sem comprometimento da veia subclávia. À palpação nota-se saliência na fossa supraclavicular, que transmite a sensação de tecla de piano. Qual síndrome neurovascular apresenta estas características?
Marque a alternativa CORRETA. Paciente tabagista comparece com queixa de cefaleia que piora ao se reclinar e necessidade de acrescentar mais travesseiros para dormir com conforto. Passou a usar camisas com golas largas porque achou o seu pescoço mais largo. Queixa ainda tonturas, sinais visuais, edema de pálpebras, da face e até curtos períodos de perda da consciência, além de dispneia, ortopneia, tosse e recente rouquidão. Baseado nas queixas, qual síndrome vascular abaixo que se adequa ao quadro?
Marque a alternativa CORRETA. Paciente jovem, com fácies emagrecida, agitado, impaciente, fumante, com passado de vaso espasmo digital com palidez, hipotermia e dor nos membros inferiores quando em contato com o frio, descrito como fenômeno de Raynaud. Evolui com pequena extensão superficial de trajeto venoso túrgido, avermelhado, e doloroso em perna direita e ausência de pulsos tibiais. O quadro clínico apresentado melhor se enquadra em que diagnóstico?
Paciente com queixa de rubor, calor e dor nos pés e, eventualmente, nas mãos. Vem apresentando surtos mais frequentes com o tempo e dor intensa com perda do sono. Apresenta melhora significativa com AAS. Procura aliviar as dores com o frio, contudo, a imersão frequente em água levou à maceração da pele e presença de úlceras, infecção e necrose. A doença que melhor se assemelha ao quadro descrito É: