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IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor - Língua Portuguesa
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Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Literatura
Um dos maiores problemas vividos pela tradição regionalista na literatura brasileira do pós-modernismo foi escolher a linguagem a ser empregada, se a variedade padrão ou a regional. A solução: misturar ambas, com o narrador empregando uma língua culta, com alguns termos regionais, e as personagens utilizando a linguagem típica da região, embora essa regionalidade se mantivesse, quase sempre, no nível do vocabulário. Guimarães Rosa, no entanto, apresenta inovações linguísticas à prosa regionalista (Cereja & Magalhães,2005) como: I. Recriou, na literatura, a fala do sertanejo tanto no plano do vocabulário como no da sintaxe e no da melodia da frase. II. Deu voz ao homem do sertão por meio do foco narrativo em 1ª pessoa, o discurso direito e o discurso indireto livre. III. A língua falada no sertão está presente em toda a obra. IV. Recria a própria língua portuguesa, por meio do aproveitamento de termos em desuso, da criação de neologismos, do emprego de palavras tomadas de empréstimo a outras línguas. V. Sua narrativa não faz uso de recursos mais comuns à poesia, como o ritmo, as aliterações, as metáforas e as imagens.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Literatura
Segundo Cereja & Magalhães (2005), os poetas de 30, livres da necessidade de combater o academicismo parnasiano, incorporaram em suas produções as conquistas formais por que tinham se empenhado os primeiros modernistas e sentiram-se à vontade para retomar algumas posturas antes rejeitadas. Assim, os procedimentos formais deste período eram: I. Uso de versos livres. II. Falta de pontuação. III. Simultaneidade de imagens; flashes da realidade, fragmentação. IV. Excesso de lógica. V. Linguagem simples, coloquial, prosaica.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Literatura
Sobre o Arcadismo analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Identifica-se com os ideais do Iluminismo. II. Sob o ponto de vista ideológico, o Arcadismo pode ser visto como uma arte conservadora, entretanto, sob o ponto de vista estético, é uma arte revolucionária. III. Há o gosto pelo dia e pela claridade. IV. Os autores fazem uso do subjetivismo e pessoalidade. V. Os elementos da mitologia greco-latina são trazidos novamente aos poemas. VI. É feito o uso do decassílabo e do soneto. Estão corretas as afirmativas:
O gênero textual poema estrutura-se a partir de certos procedimentos linguísticos cujos conhecimentos e domínios são necessários tanto para sua produção quanto para que estudos mais profundos possam ser realizados (Cereja & Magalhães,2005). Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Métrica é a medida dos versos, o número de sílabas poéticas que eles apresentam. ( ) Rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final do verso ou em seu interior (rima interna). Dependendo da estrutura sonora, podem classificar-se como interpoladas, alternadas ou emparelhadas, segundo sua organização nos seguintes esquemas, respectivamente: ABAB, AABB e ABBA. ( ) Aliteração é a repetição constante de um mesmo fonema vocálico. ( ) Assonância é a repetição constante de um mesmo fonema consonantal. ( ) Paranomásia é a aproximação de palavras de um texto pela sua semelhança na forma ou no som. ( ) Paralelismo é a repetição de ideias e palavras que se correspondem quanto ao sentido.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.
Segundo Cereja & Magalhães (2005), a Figura de Linguagem é normalmente utilizada para tornar mais expressivo o que desejamos comunicar. Usada tanto na linguagem oral quanto na escrita, ela pode ampliar o significado de uma palavra, suprir a falta de termos adequados, ou criar significados e sentidos diferentes. Ela é uma forma de expressão em que as palavras são apresentadas com um sentido diferente daquele em que são convencionalmente empregadas. Sobre as Figuras de Linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Metáfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso (como, tal qual, que nem, etc). II. A Metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão ou de implicação. III. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero. IV. A Antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido. V. O Paradoxo consiste no emprego de palavras que por serem opostas quanto ao sentido, não se fundem em um enunciado.
Assinale a alternativa correta:
I. A Metáfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso (como, tal qual, que nem, etc). II. A Metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão ou de implicação. III. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero. IV. A Antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido. V. O Paradoxo consiste no emprego de palavras que por serem opostas quanto ao sentido, não se fundem em um enunciado.
Assinale a alternativa correta: