limpar filtros
Questões por página:

No mundo contemporâneo, marcado pelos crescentes fluxos de informações, mercadorias, capitais e pessoas, as redes exercem papel fundamental. Por meio delas os fluxos se tornam possíveis, integrando territórios, mas também evidenciando a exclusão de espaços e pessoas que estão à margem da infraestrutura das redes, sobretudo as de comunicação e de transporte. Com base nos conhecimentos sobre as redes de transporte, observe o gráfico a seguir e assinale o meio de transporte mais utilizado e o mais caro.


O Brasil é um país tropical e apresenta um grande índice pluviométrico o que proporciona uma abundância hídrica em suas bacias hidrográficas. Sobre as bacias hidrográficas brasileiras, analise as considerações a seguir.


I. A Bacia Amazônica é a bacia hidrográfica brasileira com maior possibilidade de navegação.

II. A rede hidrográfica brasileira apresenta as seguintes características: drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz tipo estuário.

III. A maior parte dos rios no Brasil tem cheia no verão e vazante no inverno.

IV. Em sua maior parte, os rios brasileiros são intermitentes, isto é, secam.


NÃO condiz com a realidade das bacias hidrográficas no Brasil apenas a consideração

Observe o climograma a seguir.


“Predomina nos planaltos e serras do Sudeste. É o clima das áreas com altitude acima de 1.000 m, que abrange o Sul de Minas Gerais e do Espírito Santo e partes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Neste clima verificam estações bem definidas, marcadas por um verão ameno e chuvoso e inverno frio e seco.” O clima descrito é:

As Unidades de Conservação são áreas públicas ou particulares protegidas por lei. São áreas geralmente destinadas à preservação de espécies da fauna e flora e que, em alguns casos, contribuem para sustentabilidade social e econômica de populações humanas que nelas habitam ou vivem em seu entorno. Dentre as unidades de conservação a seguir, qual delas se enquadra em uma unidade de Proteção Integral?
O processo de integração regional é complexo e, em geral, acompanhado de oscilações: ora são tomadas decisões que aceleram a esse processo, ora fatos e decisões dificultam a aproximação entre os países membros. No caso do Mercosul, as assimetrias econômicas são, por si só, problemas estruturais que necessitam de mecanismos políticos e econômicos para serem superados ao longo do processo de integração. São características que expressam dificuldades da integração regional no Mercosul, EXCETO: