limpar filtros
Questões por página:
Weber restitui à religião uma posição autônoma, ou seja, reconhece-lhe autonomia e capacidade de exercer um papel nos processos sociais. A abordagem weberiana, na obra ‘A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo’, debate a contribuição que o cristianismo deu à gênese do mundo moderno, mostrando que o protestantismo, em sua versão ascética, favoreceu a afirmação do capitalismo. Do outro lado, discute o incontido processo de racionalização, que se traduz no plano religioso em desencantamento do mundo. O interesse de Weber pela religião nasce exatamente da convicção de que as imagens religiosas do mundo (weltanschauungen) exercem um papel fundamental na formação da sociedade, mediante a legitimação de comportamentos tradicionais ou inovadores.” (Disponível em: https://issuu.com/samuel.oliveira/docs/a___tica_protestante_e_o_esp__rito_.)
Dentro das suas concepções sobre religião e religiosidade e as relações que estabelecem com o capitalismo, Weber considera que

(Disponível em: https://confiramais.com.br/cirio-de-nazare-belem-para-programacao/.)
“A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.” (Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm.)
A festa do Círio de Nazaré, uma das mais movimentadas do país, muito além da grande procissão que percorre as ruas de Belém no segundo domingo de outubro, reúne mais de dois milhões de fiéis. Sobre esse conjunto de manifestações religiosas que faz parte da vida dos paraenses há mais de 200 anos, analise as afirmativas a seguir.
I. A origem da festa está ligada ao achado de uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré. II. O ponto alto da festividade é a chegada da imagem, vinda de outra região do país. Considerada um dos ícones do Círio, é a principal peça de divulgação da festividade. III. Transcendendo o aspecto religioso, o Círio faz parte da história, da cultura e da vida dos devotos, em especial os paraenses. IV. O Círio movimenta os setores econômicos do comércio e serviços, sendo considerada a época como de alta temporada, principalmente relacionada ao turismo religioso.
Estão corretas as afirmativas
“Quando grupos humanos são considerados, a simples observação nos convence de que as diferenças na constituição física (por exemplo, cor da pele, altura etc.) são biológicas. Mas há também diferenças em muitos traços comportamentais e estes costumam confrontar o observador com um problema: as diferenças comportamentais são determinadas cultural ou geneticamente? Historicamente, grande parte das discussões sobre as origens ou causas do comportamento nos revela a existência de uma questão altamente controvérsia.” (Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36039/22228.)
O comportamento nada mais é do que a expressão manifesta, expressa, aparente, de formulações bem mais profundas das pessoas e, por que não dizer, também das organizações, que são sempre constituídas de pessoas em permanente interação. Tendo em vista as influências sociais na formação da personalidade do indivíduo, analise as afirmativas a seguir.
I. O ambiente é, de certa forma, responsável pela formação de algumas características básicas do homem, tais como sua capacidade intelectual. II. A mente do recém-nascido é por excelência o local intacto e obscuro onde serão impregnadas as noções culturais necessárias à vida social. III. As condições e experiências de vida do indivíduo (sua inteligência, personalidade, traços físicos etc.) já estão formadas, ‘prontas’ ao nascimento, devido à sua herança biológica. IV. Qualquer traço, caráter ou característica que o indivíduo apresenta na infância é, por definição, inato ou congênito e, portanto, trata-se de uma herança genética.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
“[...] o conceito de classes sociais não é definido imediatamente e de forma a-histórica e, depois, encaixado na realidade. Na verdade, ele parte da realidade, do processo histórico de engendramento das classes, seu desenvolvimento e tendência para superação, nas relações sociais reais, concretas, no processo da história da humanidade. Dessa forma, o conceito de classes sociais deve ser entendido como expressão de uma determinada realidade, que é histórica e uma totalidade.” (Viana,2012, p.21-22.)


Para Weber a vida em sociedade é caracterizada por situações assimétricas que estabelecem certos conflitos sociais. Já em Marx, as classes sociais, referências centrais em sua obra,
“A pirataria é a atividade levada a cabo pelos piratas. No seu sentido original, um pirata era um delinquente que abordava embarcações em alto-mar para ficar com as suas riquezas. Exemplos: ‘A pirataria era uma das principais preocupações da Coroa espanhola’, ‘O vice-rei fez grandes esforços a lutar contra a pirataria que tinha lugar junto das costas’, ‘O império acabou com a pirataria, que lhe permitia incrementar os seus tesouros por uma via ilícita’. Atualmente, a noção de pirataria e aquilo que entendemos por pirata mudou. Considera-se que a pirataria consiste em falsificar um produto, comercializando cópias ilegais. Também se pode tratar da comercialização (ou difusão) não permitida de obras intelectuais, como filmes, discos de música etc.” (Disponível em: https://conceito.de/pirataria.)
A prática de compartilhar músicas, jogos, livros e filmes na internet popularizou-se a tal ponto que foram criados inúmeros sites com essa finalidade específica. Tendo em vista o conceito de indústria cultural e o contexto midiático da atualidade, assinale a afirmativa correta.