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UESPI - 2015 - SEDUC-PI - Professor - Artes
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A pintura no Brasil nasceu com os primeiros registros visuais do território, da natureza e dos povos nativos brasileiros, realizados por exploradores e viajantes europeus cerca de cinquenta anos após o descobrimento. Os índios já realizavam há muito tempo algumas formas de pintura no corpo, em paredes de grutas e em objetos, mas sua arte não influenciou a evolução posterior da pintura brasileira, que passou a ser dependente de padrões trazidos pelos conquistadores e missionários portugueses (Beuttenmülle,2002).
Olhando as imagens abaixo de pinturas de estilos variados, relacione as pinturas de cada uma das imagens ao respectivo autor.
( ) Tarsila do Amaral.
( ) Arte Primeva.
( ) Mestre Ataíde.
( ) Eckhout.
( ) Beatriz Milhazes.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
Olhando as imagens abaixo de pinturas de estilos variados, relacione as pinturas de cada uma das imagens ao respectivo autor.
( ) Tarsila do Amaral.
( ) Arte Primeva.
( ) Mestre Ataíde.
( ) Eckhout.
( ) Beatriz Milhazes.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, respectivamente.
Segundo a Unesco, Patrimônio cultural imaterial “compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes". O Brasil, por ser um país mestiço, se formou com a mistura de muitas raças e etnias, o que se reflete na riqueza de nossa cultura. As danças típicas populares é um dos pontos mais fortes, variando de região para região, o que enriquece ainda mais a cultura brasileira.
Assim, enumere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A:
I) Originária do município de Amarante/PI, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores.
II) Dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do mesmo no sentido anti-horário.
III) Uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.
IV) Embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que adquire expressão mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível socioeconômico, frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num delírio contagiante.
V) Dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga". Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga", batida no abdômen de outro participante da roda.
COLUNA B:
( ) Ciranda.
( ) Frevo.
( ) Quadrilha.
( ) Cavalo Piancó.
( ) Tambor de Crioula.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Assim, enumere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A:
I) Originária do município de Amarante/PI, cavalheiros e damas, formando pares, compõem um círculo e dançam imitando o trote de um cavalo manco. O andamento musical varia entre apressado e moderado e a coreografia às marcações determinadas pela letra: trote apressado, trote requebrado, batidas de pés, galope saltitante etc. A letra pode ainda ser improvisada, o que influi na coreografia dos dançadores.
II) Dança desenvolvida por homens, mulheres e crianças. Os dançarinos formam uma grande roda e dão passos para dentro e para fora do círculo, provocando ainda um deslocamento do mesmo no sentido anti-horário.
III) Uma dança típica das festas juninas. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.
IV) Embora esteja praticamente em todo Nordeste, é em Pernambuco que adquire expressão mais significativa. Dança individual que não distingue sexo, faixa etária, nível socioeconômico, frequenta ruas e salões no carnaval pernambucano, arrastando multidões num delírio contagiante.
V) Dança das mais recorrentes no Maranhão, é caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga". Desenvolvida com os dançadores em formação circular, a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga", batida no abdômen de outro participante da roda.
COLUNA B:
( ) Ciranda.
( ) Frevo.
( ) Quadrilha.
( ) Cavalo Piancó.
( ) Tambor de Crioula.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A música popular brasileira é resultado da confluência cultural de três etnias: o índio, o branco e o negro, dos quais herdamos todo o instrumental, o sistema harmônico, os cantos e as danças. Como manifestação cultural expressiva, ela surgiu no início do século XIX, nos principais centros do então Brasil Colônia, notadamente Rio de Janeiro e Bahia, entoada por pessoas que cantavam modinhas e lundus ao violão, ao piano ou acompanhadas por bandas instrumentais (DINIZ,2006).
Em relação à música popular brasileira, enumere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A:
I) Surgiu das festas e comemorações feitas nos fundos dos quintais do subúrbio carioca. Historicamente, era o nome das festas de escravos nas senzalas. Foi do bairro de Ramos, no subúrbio carioca, que esse tipo de música surgiu para as rádios, as gravadores e os canais de televisão. Só apareceu na mídia depois que Beth Carvalho, numa quarta-feira de 1978, foi, a convite do ex-volante do Vasco da Gama, Alcyr, à quadra do bloco Cacique de Ramos para conhecer um grupo de músicos que faziam essa música bacana.
II) Pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. A composição instrumental dos primeiros grupos era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho. Para José Ramos Tinhorão, a expressão pode derivar da maneira de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e os que a apreciavam passaram a classificá-la dessa forma.
III) Foi o primeiro gênero popular brasileiro a ser divulgado com sucesso fora do país, há 250 anos. A música de Caldas Barbosa, para desespero dos eruditos poetas portugueses (Bocage, Nicolau, Tolentino, Filinto Elisio e outros), era uma verdadeira coqueluche nos saraus da corte.
IV) De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo.
V) É um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. É geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais do Nordeste. COLUNA B: 1. ( ) Modinha.2. ( ) Choro.3. ( ) Forró.4. ( ) Pagode.5. ( ) Bossa Nova.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Em relação à música popular brasileira, enumere a coluna B pela coluna A.
COLUNA A:
I) Surgiu das festas e comemorações feitas nos fundos dos quintais do subúrbio carioca. Historicamente, era o nome das festas de escravos nas senzalas. Foi do bairro de Ramos, no subúrbio carioca, que esse tipo de música surgiu para as rádios, as gravadores e os canais de televisão. Só apareceu na mídia depois que Beth Carvalho, numa quarta-feira de 1978, foi, a convite do ex-volante do Vasco da Gama, Alcyr, à quadra do bloco Cacique de Ramos para conhecer um grupo de músicos que faziam essa música bacana.
II) Pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira. A composição instrumental dos primeiros grupos era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho. Para José Ramos Tinhorão, a expressão pode derivar da maneira de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX e os que a apreciavam passaram a classificá-la dessa forma.
III) Foi o primeiro gênero popular brasileiro a ser divulgado com sucesso fora do país, há 250 anos. A música de Caldas Barbosa, para desespero dos eruditos poetas portugueses (Bocage, Nicolau, Tolentino, Filinto Elisio e outros), era uma verdadeira coqueluche nos saraus da corte.
IV) De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo.
V) É um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. É geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais do Nordeste. COLUNA B: 1. ( ) Modinha.2. ( ) Choro.3. ( ) Forró.4. ( ) Pagode.5. ( ) Bossa Nova.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
A Teoria musical ou teoria da música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música. Uma definição sintética seria: a descrição, em palavras, de elementos musicais e a relação entre a simbologia da música e sua performance prática. Marque a alternativa INCORRETA.
As práticas educativas em arte surgem de mobilizações sociais, filosóficas, artísticas, estéticas e que, destas, tenham influências; também acredito que as propostas metodológicas traduzem, obrigatoriamente, tais mobilizações e influências. No século XX, várias concepções pedagógicas coexistiram, a exemplo da livre expressão (modernista) e da pós-modernista (DE CARVALHO,2007 – Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000103753.pdf).
Analise as assertivas abaixo.
I) Disciplined-based Art Education é baseado nas DISCIPLINAS: Estética-História-Crítica e numa ação, o Fazer Artístico. Proposta por pesquisadores Elliot Eisner, Ralph Smith, Brent Wilson e Marjoire Wilson, que desejava ampliar a habilidade das crianças em lidar com problemas através de quatro operações constituídas, por produção, crítica, história e estética, transformadas em disciplinas.
II) Abordagem Triangular foi sistematizada por Barbosa, entre 1987 e 1993, e testada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, por uma equipe de doze arte-educadores. A equipe explorava a leitura de obras de arte do acervo do museu com crianças, adolescentes e adultos sem conhecimentos de arte.
III) Escuelas al Aire Libre. Surgidas depois da Revolução Mexicana de 1910, estas escolas se constituíram num frutífero movimento educacional, cuja ideia era a recuperação dos padrões de Arte e Artesania mexicana, a constituição de uma gramática visual mexicana, o aprimoramento da produção artística do país, o estímulo à apreciação da arte local e o incentivo à expressão individual.
IV) Movimento Escolinhas de Arte, este movimento surgiu nos anos 70, na Inglaterra, tinha o objetivo de propor a integração do museu com a escola e apreciação de obras artísticas.
V) Critical Studies (estudos críticos). As práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas: as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível, podiam desenhar em grandes papéis, cantar; colher flores no jardim e brincar.
Marque a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS
Analise as assertivas abaixo.
I) Disciplined-based Art Education é baseado nas DISCIPLINAS: Estética-História-Crítica e numa ação, o Fazer Artístico. Proposta por pesquisadores Elliot Eisner, Ralph Smith, Brent Wilson e Marjoire Wilson, que desejava ampliar a habilidade das crianças em lidar com problemas através de quatro operações constituídas, por produção, crítica, história e estética, transformadas em disciplinas.
II) Abordagem Triangular foi sistematizada por Barbosa, entre 1987 e 1993, e testada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, por uma equipe de doze arte-educadores. A equipe explorava a leitura de obras de arte do acervo do museu com crianças, adolescentes e adultos sem conhecimentos de arte.
III) Escuelas al Aire Libre. Surgidas depois da Revolução Mexicana de 1910, estas escolas se constituíram num frutífero movimento educacional, cuja ideia era a recuperação dos padrões de Arte e Artesania mexicana, a constituição de uma gramática visual mexicana, o aprimoramento da produção artística do país, o estímulo à apreciação da arte local e o incentivo à expressão individual.
IV) Movimento Escolinhas de Arte, este movimento surgiu nos anos 70, na Inglaterra, tinha o objetivo de propor a integração do museu com a escola e apreciação de obras artísticas.
V) Critical Studies (estudos críticos). As práticas pedagógicas não diretivas foram incentivadas: as crianças eram livres para experimentar todo material que estivesse disponível, podiam desenhar em grandes papéis, cantar; colher flores no jardim e brincar.
Marque a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS