limpar filtros
Questões por página:

Considerando a perspectiva de planejamento participativo territorial para o desenvolvimento sustentável foi estabelecida através da Lei Complementar nº 87, de 22 de agosto de 2007, a regionalização do Estado do Piauí em Macrorregiões e Territórios de Desenvolvimento a partir dos aglomerados de municípios.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a correspondência entre a Macrorregião e seus Territórios de Desenvolvimento.

A expansão do agronegócio na região sudoeste piauiense tem possibilitado modificações no cenário socioeconômico e ambiental do estado.

Sobre esta produção é CORRETO afirmar:

No que se referem às atividades produtivas, o Piauí participa do cenário econômico nordestino através de diversos setores.

Leia as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.

I – Em relação à aquicultura o Piauí se destaca na produção da Tilápia, Tucunaré e Matrinchã, peixes comuns nos rios piauienses, exportando para o Ceará e o norte brasileiro.

II – A participação piauiense na pecuária no se refere ao efetivo de rebanhos de gado para a região Nordeste é mais expressiva para os Suínos e Caprinos.

III – Na atividade melífera o Piauí encontra-se em quarto lugar tanto na quantidade como no valor de produção, ficando atrás somente do Ceará, Maranhão e Pernambuco.

Sobre os aspectos físico-naturais das paisagens do estado do Piauí é CORRETO afirmar:

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a divisão regional brasileira visa contribuir para a elaboração de políticas públicas, na tomada de decisões em relação à alocação de atividades econômicas, sociais e tributárias, bem como para o planejamento urbano. O mapa ilustra a atual divisão regional do Brasil e, a partir desta, leia as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA sobre a questão regional brasileira.

BRASIL: DIVISÃO REGIONAL

Fonte: Anuário Estatístico do Brasil. IBGE,1999.

I – Em 1942 foi aprovada a primeira divisão regional brasileira em cinco regiões: Norte, Nordeste, Leste, Sul e Centro-Oeste.

II – A divisão atual do território brasileiro foi definida em função das Zonas Fisiográficas e suas condições naturais.

III – A divisão em mesorregiões foi organizada tomando como base os processos sociais, o quadro natural e a rede de comunicação e de lugares das Unidades da Federação brasileira.