Questões da prova:
UESPI - 2015 - SEDUC-PI - Professor - Química
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Dentre as exceções à regra do octeto, podemos citar exemplos de moléculas com número ímpar de elétrons (A), moléculas deficientes em elétrons (B) e moléculas com expansão de octeto (C). Assinale a alternativa em que aparecem moléculas dos tipos (A), (B) e (C), respectivamente.
O óxido nítrico é um gás incolor, paramagnético, moderadamente solúvel em água. Em laboratório pode ser obtido pela redução do íon nitrito pelo íon iodeto, conforme a equação abaixo: KNO2(aq) + KI(aq) + H2SO4(aq) → NO(g) + K2SO4(aq) + H2O(ℓ) + 1/2 I2(aq) Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
Os raios ultravioleta, que são emitidos pelo Sol e por lâmpadas junto com o espectro visível, são classificados pelo seu comprimento de onda. A radiação UV é dividida em três categorias, conforme o seu comprimento de onda: UVA (315-400 nm), UVB (290- 315 nm) e UVC (100-290 nm). Os raios UV interagem diretamente com o DNA, podendo provocar sérias alterações nos seres vivos (eritemas, bronzeamento, diminuição da resposta imunológica, indução do câncer de pele etc.)
A ordem crescente de energia das radiações UVA, UVB e UVC são, respectivamente.
O amerício é um metal usado em alguns detectores de fumaça contendo minúsculas quantidades de 241Am como fonte de radiação ionizante, na forma de dióxido de amerício (AmO2). Sobre o amerício marque a alternativa INCORRETA.
Os valores de E° para os pares (piruvato/lactato) e (NAD+/NADH) em pH 7 e 25°C são -0,19 V e - 0,32 V, respectivamente. Na redução enzimática do piruvato a lactato (2 elétrons por molécula) por NADH (2 elétrons por molécula), então, o valor de ΔE° para a reação e o ΔG° em pH 7, por mol de piruvato reduzido, são respectivamente: (Dado: F= 96500 C/Mol) A reação pode ser escrita como: Piruvato + NADH ⇔ lactato + NAD+