limpar filtros
Questões por página:

Indicar a alternativa CORRETA.


I - A Reforma é consequência das teorias iluministas que se basearam nas ideias de Hegel de que a fé é um elemento individual.

II - O movimento reformista, além de propiciar mudanças institucionais, também está relacionado com a crise moral e religiosa pela qual passava a Europa.

III - A crítica aos abusos cometidos pela Igreja Católica foi um ponto central para a ocorrência do movimento reformista. Contudo, elementos relativos à politica devem ser considerados.

IV - O movimento reformista promoveu um abalo na estrutura do poder religioso do mundo europeu ocidental.

Expedições militares, de inspiração cristã, com intuito de conquistar a Terra Santa. Resultaram na expulsão dos muçulmanos da Europa e na expansão da influência europeia, mas não conquistaram a Terra Santa. O conjunto dessas expedições ficou conhecido historicamente como:
Apontar a religião que considera a cidade de Meca um lugar sagrado. Nessa cidade nasceu e foi sepultado o fundador da religião, cuja pregação deu inicio à unificação e organização social dos povos árabes. Após sua morte, seus seguidores expandiram a religião pela Europa, Ásia e África, levada não apenas por árabes, mas também por outros povos convertidos.

Se alguém furar o olho de um homem livre, nós lhe furaremos um olho; se alguém arrancar um dente de um homem livre, nós lhe arrancaremos um dente.


Segundo esse principio jurídico, o criminoso é punido de modo igual ao crime cometido. Conhecido como Lei de talião, frequentemente é expresso pela máxima "olho por olho, dente por dente". Os primeiros indícios do princípio de talião foram encontrados no:

Assinalar o modo de produção que, em tempos diferentes, predominou em regiões da Ásia e África, banhadas pelo mar Mediterrâneo e, também, na América. Entre suas características observa-se a agricultura como base da economia; a servidão coletiva como forma de organização do trabalho e a teocracia como forma de organização política.