Questões da prova:
IBADE - 2016 - SEDUC-RO - Professor - Sociologia
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Para Durkheim,1999, quando “a divisão do trabalho não produz a solidariedade” isso se deve ao fato de que “as relações dos órgãos não estão regulamentadas”, o que as coloca em um estado definido como:
David Harvey, em sua notável obra chamada Condição Pós-moderna, qualifica a atual dinâmica de reprodução ampliada do capital como “marcada por um confronto direto com a rigidez do fordismo. Ela se apoia na flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho e padrões de consumo. Caracteriza-se pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação comercial, tecnológica e organizacional”. Esse conjunto de aspectos é por ele sintetizado sob o termo:
Figura incontornável a qualquer discussão sobre o mundo do trabalho o conhecimento acerca das reflexões de Karl Marx sobre tal tema. Em uma das melhores sínteses sobre esse assunto, o professor de sociologia da Universidade de Paris-V, Jan Spurk, assevera com contundência que Marx recusa vivamente a ideia de que o trabalho seja um dado natural. O trabalho é forjado, condicionado e socializado para tornar-se a parte efetivamente geradora do valor no âmbito do processo de reprodução ampliada do capital.(Karl Marx, in, MERCURE, D. & SPURK, J (orgs),2005)
O conceito a seguir que perfaz plenamento tal aspecto fundamental é o de:
O conceito a seguir que perfaz plenamento tal aspecto fundamental é o de:
Alberto Melucci, um dos maiores especialistas sobre movimentos sociais, em seu importante livro A Invenção do Presente: Movimentos Sociais nas Sociedades Complexas, afirma que os conflitos sociais mobilizam atores que lutam para se apropriar da possibilidade de dar sentido ao seu agir. Essa característica fundamental dos movimentos sociais encontra sua síntese no conceito de:
O grande sociólogo e historiador da sociologia Robert Nisbet, em sua consagrada obra denominada A Formação do Pensamento Sociológico, estabelece como vetores essenciais ao surgimento e desenvolvimento da sociologia dois aspectos constitutivos: um desses ele qualifica de “marco intuitivo ou artístico”; o outro consiste na: