Questões da prova:
IDECAN - 2017 - CBM-DF - Médico - Urologia
limpar filtros
80 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 16
Questões por página:
Questões por página:
O diagnóstico para litíase renal muitas vezes é clínico. Entretanto, em alguns casos, a utilização de um exame complementar se faz necessário. Sobre os exames complementares utilizados para diagnóstico de litíase renal, qual é o de maior probabilidade para identificar o cálculo?
Os pacientes com litíase renal podem apresentar sintomas clássicos como cólica renal e hematúria; porém, outros podem ser assintomáticos ou ter sintomas atípicos como dor abdominal, náusea, alteração de jato urinário, dor no pênis ou testículo. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
Em relação à formação dos cálculos na litíase urinária, “os cálculos de estruvita formam-se em pacientes com infecção urinária crônica devido a micro-organismos produtores de urease, como ____________________. No entanto, tem-se observado que mesmo bactérias não produtoras de urease, tal como a __________________, podem criar condições litogênicas por centralizarem o processo de cristalização”. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Os pacientes com litíase renal podem apresentar cálculos com diferentes composições. Qual o principal tipo de cálculo formado nos pacientes com litíase renal?
Sobre a litíase renal, uma doença frequente que acomete, principalmente, homens e pode estar localizada nos rins, ureter, bexiga e uretra, assinale a afirmativa INCORRETA.