Questões da prova:
IDECAN - 2017 - CBM-DF - Médico - Radiologista
limpar filtros
80 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Na prática radiológica nos deparamos com alguns sinais que nos remetem a analogias com alimentos, animais, figuras mitológicas, objetos, dentre outros. Independentemente das suas especificidades, sinais podem ser úteis na formulação de uma lista de diagnósticos diferenciais mais relevantes e contribuir no estreitamento entre esses diagnósticos. Assinale a afirmativa correta sobre o achado do sinal da “pegada do salto alto”.
Apendicite aguda responde por cerca de 4% das causas de abdômen agudo, sendo a causa inflamatória mais frequente da cavidade abdominal. O diagnóstico geralmente baseia-se nos dados da história, exame físico e testes laboratoriais. Entretanto, até um terço dos pacientes com suspeita de apendicite apresenta quadro clínico e laboratorial atípico, situação na qual os exames de imagem podem ser imperativos. Sobre os exames de imagens na apendicite aguda, assinale a afirmativa INCORRETA.
A descoberta da mamografia como um exame de detecção precoce do câncer de mama em meados do século XX e a implantação dos programas organizados de rastreamento do câncer de mama por meio dessa tecnologia propiciaram a disseminação da utilização da mamografia de rastreamento como uma intervenção essencial para a redução da mortalidade por câncer de mama. Sobre a mamografia para rastreamento do câncer de mama, assinale a afirmativa INCORRETA.
As microcalcificações são achados mamográficos encontrados em 42% dos casos de câncer em lesões não palpáveis e podem representar o sinal mais precoce de malignidade. A análise deve incluir tamanho, número, forma, densidade e distribuição. De acordo com a tabela para classificação morfológica, de valor crescente para malignidade, proposta por Michèle Le Gal, assinale a porcentagem de malignidade da microcalcificação de forma redonda, isodensa, uniforme.
A Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) é uma patologia amplamente estudada e discutida atualmente; porém, muitas vezes, não diagnosticada na prática clínica. O Refluxo Gastroesofágico (RGE) é frequente e pode manifestar-se através de queixas gastrointestinais, otorrinolaringológicas, pulmonares e fonoaudiológicas. Existem exames complementares aos quais o médico poderá recorrer para estabelecer o diagnóstico, nos casos de dúvida. Em relação a esses exames, assinale a afirmativa INCORRETA.