80 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 16
Questões por página:
A aterosclerose é um complexo do processo inflamatório crônico que afeta artérias elásticas e musculares. A doença é tanto sistêmica quanto segmentar, com evidente predomínio por determinados locais dentro da árvore arterial e com relativa preservação de outros. Sobre o processo aterosclerótico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O tabagismo é fortemente associado à incidência da aterosclerose, bem como ao aumento das taxas de morbidade e mortalidade para manifestações coronarianas, cerebrais e periféricas.
( ) O risco aumentado associado ao gênero masculino e feminino pós-menopausa tem causado grande interesse nos potenciais efeitos “ateroprotetores” da progesterona.
( ) A hipertrigliceridemia, o fibrogênio sérico aumentado e a hiper-homocisteinemia também têm sido associados ao risco cardiovascular.
A sequência está correta em
O trauma de aorta é o grande vilão no trauma fechado de tórax, e contribui com 10% a 15% das mortes em acidentes de veículos a motor em indivíduos com menos de 30 anos. Sobre o trauma da aorta, analise as afirmativas a seguir.
I. A instabilidade hemodinâmica no paciente politraumatizado geralmente está associada à lesão aórtica decorrente do trauma fechado.
II. Paraplegia, a mais temida complicação presente nos ferimentos de aorta, foi relatada em, aproximadamente,13% das reparações abertas.
III. O mecanismo clássico de lesão aórtica no trauma fechado é de desaceleração súbita durante a colisão frontal dos automóveis ou uma queda de altura.
IV. Vários achados à radiografia torácica podem sugerir o diagnóstico da lesão aórtica aguda. Os achados mais significativos são alargamentos do mediastino (> 8 cm), desvio do brônquio principal esquerdo, um desvio da sonda nasogástrica da linha mediana e obliteração do espaço aortopulmonar.
Estão corretas apenas as afirmativas