80 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 16
Questões por página:
A reestruturação produtiva provoca transformações no mundo do trabalho. Ao analisar este processo, Antunes (1999) aponta alguns aspectos socioeconômicos; analise-os.
I. A diminuição significativa do trabalho feminino.
II. O incremento dos assalariados médios e de serviços.
III. A precarização e a terceirização dos postos de trabalho.
IV. A inclusão de jovens e pessoas de meia idade no mercado de trabalho.
Estão corretas apenas as alternativas
Em relação ao Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É historicamente datado, fruto e expressão de um amplo movimento de lutas pela democratização da sociedade e do Estado no país, com forte presença das lutas operárias que impulsionaram a crise da ditadura do grande capital.
( ) É o conjunto de características novas que, no marco das contrições da autocracia burguesa, o serviço social articulou, à base do rearranjo de suas tradições e da assunção do contributo de tendência do pensamento social contemporâneo, procurando investir-se como instituição de natureza profissional dotada de legitimação prática.
( ) Apresenta a autoimagem da sociedade, elege valores que a legitima socialmente, delimita e prioriza seus objetivos e funções, formula requisitos para o seu exercício, prescreve normas para o comportamento dos profissionais e estabelece balizas de sua relação com os usuários dos seus serviços.
( ) Tem uma estrutura dinâmica, que responde tanto às alterações das necessidades sociais decorrentes de transformações históricas, quanto expressa o desenvolvimento teórico e prático da profissão e as transformações operadas no perfil dos seus agentes.
A sequência está correta em
Nas décadas de 1980 e 1990, a questão ética se põe como tema emergente no debate profissional. Sobre este debate, analise as afirmativas a seguir.
I. O Código de Ética de 1993 não trata da dimensão prático-operativa da profissão, mas privilegia o eixo da defesa e a universalização dos direitos sociais de mecanismos democráticos de regulação social.
II. A formulação do Código de Ética de 1986 ocorre por uma exigência imanente à categoria, expressando os avanços teóricos deste período.
III. O Código de Ética de 1993 se opõe ao liberalismo, ao humanismo cristão tradicional e ao marxismo anti-humanista.
IV. A revisão do Código de Ética em 1993 parte da compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social: os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho.
Estão corretas as afirmativas