80 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 16
Questões por página:
Ultrassom é o nome atribuído às ondas acústicas de frequência maior do que aquelas perceptíveis pelo ouvido humano. Na endodontia, o ultrassom é utilizado sob a forma mecânica, através de ação vibratória direta sobre a ponta de um instrumento ou inserido sobre uma área de aplicação. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A forma de produção de ultrassom em endodontia que converte a energia elétrica em energia mecânica é denominada de efeito piezelétrico.
( ) Nos retratamentos endodônticos, o ultrassom exerce uma função solvente da guta percha, devido ao fenômeno de cavitação ultrassônica.
( ) A utilização de pontas ultrassônicas, para a preparação da cavidade apical em casos de apicectomias com obturação retrógradas, permite que a angulação de seccionamento da raiz seja bem menor do que aquela utilizada na técnica que emprega broca esférica montada em peça de mão reta para o preparo da cavidade apical.
( ) A ativação ultrassônica intracanal potencializa a remoção de smear layer do hipoclorito de sódio e do EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético).
A sequência está correta em
O conhecimento da anatomia dentária interna é imprescindível para a correta execução das etapas de sanificação e modelagem do canal radicular. Sobre anatomia interna dos dentes, analise as afirmativas a seguir.
I. Canal secundário: aquele que se apresenta no terço cervical e começo do terço médio, e caminha em direção ao ligamento periodontal.
II. Canal colateral: aquele que parte do canal principal percorrendo discreto trecho, e retorna sempre ao canal principal, não chegando à região apical.
III. Canal lateral: aquele que se apresenta no terço cervical e começo do terço médio e caminha em direção ao ligamento periodontal.
IV. Canal acessório: aquele que se constitui em uma ramificação do canal secundário que caminha em direção ao ligamento periodontal.
Estão corretas apenas as afirmativas
Para uma correta indicação do tratamento é fundamental que se estabeleça um diagnóstico da condição pulpar o mais preciso possível. A correlação do exame clínico, em casos de alterações patológicas pulpares com os achados radiográficos, deve ser bem conduzida para o estabelecimento de um diagnóstico correto. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma resposta positiva aos testes térmicos (frio e calor) nem sempre comprovará uma alteração patológica pulpar.
( ) O teste de sensibilidade ao calor é mais confiável do que o teste ao frio para auxiliar no diagnóstico de uma alteração patológica pulpar.
( ) Tanto o teste ao frio quanto o teste ao calor não possuem potencial para agravar a situação de uma polpa inflamada.
( ) O teste elétrico não permite informações sobre o suprimento sanguíneo pulpar, fator determinante da vitalidade pulpar.
A sequência está correta em