Questões da prova:
IDECAN - 2017 - CBM-DF - Aspirante do Corpo de Bombeiros
limpar filtros
80 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 16
Questões por página:
Questões por página:
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os resíduos sólidos urbanos correspondem aos resíduos domiciliares e de limpeza urbana apresentam-se em uma maior quantidade no âmbito urbano que rural. O gerenciamento adequado dos resíduos sólidos de construção civil ainda encontra obstáculos pelo desconhecimento da natureza dos resíduos e pela ausência de cultura de separação. Dessa forma, conhecer e diagnosticar os resíduos gerados possibilitará o melhor encaminhamento para o plano de gestão e o gerenciamento desses resíduos. Com relação ao plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, assinale a afirmativa INCORRETA.
A sociedade demanda por soluções na área de resíduos, o que reflete a demanda por mudanças motivadas pelos elevados custos socioeconômicos e ambientais. Os resíduos sólidos, quando bem manejados, adquirem valor comercial e podem ser utilizados como matérias-primas ou novos insumos. A implantação de um Plano de Gestão trará reflexos positivos no âmbito social, ambiental e econômico, pois não só tende a diminuir o consumo dos recursos naturais, como proporciona e diminui os impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos. Assinale a alternativa correta em relação às definições da Lei nº 12.305/2010.
As mudanças climáticas causam efeito sobre a biodiversidade. A ocorrência de modificações climáticas globais é inquestionável, mas o que é importante para o Brasil são as alterações nos biomas. A subsequente queima de biomassa e sua degradação injetam grandes volumes de gases de efeito estufa e aerossóis que exacerbam a variação climática natural. Os instrumentos institucionais de acordo com o artigo 7º para a atuação da Política Nacional de Mudança do Clima incluem, EXCETO:
Os reservatórios de hidrelétricas vêm sendo estudados desde década de 90 como causadores e/ou intensificadores do efeito estufa por meio da emissão de gases, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). A Política Nacional sobre Mudança do Clima – PNMC visa, EXCETO:
No Brasil tem-se uma vasta quantidade e disponibilidade de água que depende de diversos aspectos, dentre eles: ciclo anual das chuvas e de vazões nas bacias. Atualmente, atividades antropogênicas e naturais têm levantado grande preocupação nas áreas científicas, políticas, na mídia e afetado a população em geral. São diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima, EXCETO: