CETAP - 2010 - AL-RR - Jornalista
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Questões por página:
Cada vez mais, as práticas jornalísticas se parecem com as estratégias publicitárias, onde se pensa no cliente, no planejamento, na linha editorial, no tempo e outras questões mercadológicas. A partir dessa afirmação, aponte a alternativa ERRADA:
A partir dos conhecimentos sobre as formas de jornalismo, aponte a alternativa ERRADA:
À respeito da comunicação nas novas mídias, aponte a alternativa ERRADA:

Com base nos modelos teóricos de comunicação e no processo de significação, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- Segundo o modelo de Lazarsfeld, em um ato de comunicação, as seguintes perguntas devem ser respondidas: quem? Diz o quê? Por qual canal? Aquem? Com qual efeito?;

II- A comunicação só existe quando percebemos dois participantes. Eles devem possuir um código comum, possibilitando o ato sêmico;

III- APlaca de trânsito pode ser considerada como um símbolo;

IV- O rastro de um animal no chão mostra que ele esteve naquele local. Esse signo é conhecido como símbolo;

V- O ícone é um signo convencionalmente associado ao seu objeto.

No começo do século XX, Robert Ezra Park inaugura os Estudos de Comunicação da Escola de Chicago. Entre as novidades trazidas pelos teóricos, podemos destacar a cidade como laboratório social e a ecologia humana. Com base no texto “A Escola de Chicago” analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- O terreno de estudo da Escola de Chicago é a cidade com seus signos de desorganização, de marginalidade, de aculturação e assimilação;

II- A ecologia humana estuda as relações de existência entre a sociedade e o meio ambiente, incluindo-se aqui os animais e a flora;

III- Para Park, é a “luta pelo espaço” que rege as relações interindividuais. Competição e divisão do trabalho resultam em cooperação não-planificada na sociedade;

IV- Os estudiosos da escola se baseavam na pesquisa etnográfica, isto é, entender no nível macro as relações sociais;

V- A escola de Chicago nasceu para entender os fenômenos de recepção da TV colorida.