limpar filtros
Questões por página:
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I –
Difteria é uma doença infectocontagiosa aguda que acomete primariamente as mucosas respiratórias superiores, ali produzindo sinais e sintomas decorrentes de uma reação inflamatória necrotizante e pseudomembranosa regional. Esta patologia constitui um caso de saúde pública por ser uma doença frequente em várias regiões do Brasil e por causar acentuado índice de mortalidade. II – Para proteger contra a infecção pelo vírus da poliomielite, a recomendação da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização é a de que sejam dadas 3 doses da vacina VIP, que é a vacina dada por meio de injeção, até os 6 meses e que sejam tomadas outras 2 doses da vacina até os 5 anos, que pode ser tanto por via oral, que é a vacina VOP, ou injetável, sendo esta forma a mais indicada. III – Para as doenças infecciosas, a interrupção da transmissão exige o diagnóstico e a adesão do paciente com o regime de tratamento. O papel do(a) enfermeiro(a) é educar e, em algumas situações, reportar o caso para os agentes de saúde pública para rastrear os contatos e verificar o acompanhamento. IV – O(a) enfermeiro(a) deve ressaltar a importância da imunização para os pais de crianças e para outros aos quais se recomenda a vacinação, como os pacientes idosos, os imunossuprimidos ou portadores de doenças crônicas.
Na trajetória de construção da Atenção Primária à Saúde (APS), no Brasil, o modelo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) é considerado prioritário para a consolidação e a ampliação da cobertura da APS no País, com as equipes de Saúde da Família. A APS é entendida como o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. A ESF é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população do território e por gestão qualificada e é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local. As equipes dessa estratégia são compostas, no mínimo, pelo profissional médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo auxiliar e/ou técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS). As equipes de Saúde da Família devem operacionalizar princípios e diretrizes da APS. (...)
Estratégia Saúde da Família — Ministério da Saúde (www.gov.br))
Nessa dimensão, marque a alternativa que apresenta “uma diretriz entre dois princípios”.
Administrar consiste no ato de planejar, organizar, reunir recursos e controlar pessoas e coisas para a consecução de determinados objetivos.
(KURCGANT, Paulina. Administração em Enfermagem. São Paulo EPU,1991)
Nesse contexto, marque o que não constitui objetivo específico em “Administração do Serviço de Enfermagem”.
Sobre “Forma grave ou pré-eclâmpsia grave” – “Doença hipertensiva específica da gravidez”, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I -
A doença hipertensiva específica da gravidez pode, desde o início, apresentar-se sob forma grave. II - Contudo, na maioria das vezes, o que se observa é o agravamento progressivo da sintomatologia da forma moderada. III - Hipertensiva- A pressão arterial está acima de 160/100 mmHg, sendo a elevação sistólica maior que 30 mmHg e a diastólica superior a 15 mmHg. IV - Proteinúria – Sempre presente e superior a 5g em 24 horas.
“Os Distúrbios Hidroeletrolíticos na Infância, e principalmente nas crianças de baixa idade, assumem um aspecto importante palas características particulares do metabolismo hidrossalino nesse período etário. Os fatores que tornam a criança diferente do adulto, fazendo com que ela seja mais vulnerável às perdas agudas de água e eletrólitos, podem ser sintetizados do seguinte modo:_____________________”. Considerando os “Distúrbios Hidroeletrolíticos na Infância” no âmbito da “Enfermagem no Programa de Assistência à Família”, marque a alternativa com enunciação incoerente, portanto, incorreta para completar o sentido do enunciado.