59 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 12
Questões por página:
“Encontra-se o que se busca, mas só se procura aquilo que se conhece...!” (Vanrell,2019)
Durante o exame pericial em crianças, vivas ou mortas, o odontolegista deve estar atento para a possibilidade eventual de um caso de Síndrome da Criança Maltratada ou Síndrome de Caffey ou Síndrome do Bebê Espancado (SIBE).
Sobre as modalidades de maus tratos e aspectos presentes em tais síndromes, analise as afirmativas a seguir.
I. Agressão física mecânica é a mais frequente, representada por tapas, socos, chutes e mordidas.
II. Agressão térmica, representada por queimaduras ocasionadas por cigarros ou contato com água fervente, chapa de fogão ou ferro de passar.
III. Agressão sexual, representada pela prática de atos sexuais dos pais com seus filhos, inclusive sexo oral.
Está correto o que afirma em
Considerando que todo exame pericial precisa ser documentado corretamente, relacione as partes constituintes do relatório às suas respectivas definições.
1. Preâmbulo
2. Descrição
3. Histórico
4. Conclusão
5. Discussão
6. Resposta aos quesitos
( ) Também chamado de Comemorativo, consiste em um relato sucinto, porém completo, do fato justificador da perícia.
( ) Contém o local, a data e hora da perícia, além da autoridade requisitante, os peritos designados, a identificação da pessoa periciada, o exame realizado e os quesitos a serem respondidos.
( ) Parte destinada ao debate, a confrontação de hipóteses e as possíveis controvérsias do caso pericial em tela.
( ) Consiste na parte mais importante do relatório, devendo conter todos os detalhes, os achados objetivos e subjetivos dos exames realizados.
( ) Posição final procurada pela autoridade solicitante, consiste na ilação da análise dos dados descritos e discutidos.
( ) Permite a formação de juízos de valor, tanto pelo magistrado quanto pelas partes.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Acerca das mordidas como indícios biológicos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A coleta de saliva na marca de mordida é um procedimento inadiável, devendo ser realizado antes de se proceder a limpeza e curativo.
( ) O estudo genético-molecular permitirá a pesquisa da amilase salivar em torno da lesão, confirmando tratar-se de uma mordida, bem como do estudo do grupo sanguíneo do agressor (sistema ABO/Rh).
( ) O DNA extraído de células orais do agressor que existam na saliva em volta da lesão precisará ser multiplicado pela técnica Restriction Fragment Length Polymorphism (RFLP).
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A identificação de suspeitos a partir da análise de uma marca de mordida tornou-se polêmica, principalmente depois da revisão de casos criminais nos Estados Unidos pela iniciativa denominada Innocence Project. Um novo capítulo foi adicionado a essa polêmica recentemente com a publicação, em 11/10/2022, de uma versão preliminar do relatório Bitemark Analys: a NIST Scientific Foundation Review, no qual o National Institute of Standards and Technology (NIST), organização governamental americana, afirma que a análise forense de marcas de mordida não é suficientemente suportada por evidências científicas.
(https://www.nist.gov/news-events/news/2022/10/forensic-bitemark-analysis-not
supported-sufficient-data-nist-draft-review).
As opções a seguir sugerem hipóteses explicativas para a supracitada situação, à exceção de uma. Assinale-a.