Questões da prova:
FGV - 2023 - SME-SP Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental Anos Finais - Artes
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Artes Plásticas
Émile Jaques-Dalcroze é tido como precursor dos métodos ativos de educação musical, nos quais é enfatizada a participação dos educandos na própria aprendizagem.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção dalcroziana de ensino de música.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção dalcroziana de ensino de música.
Disciplina:
Educação Artística
“A Internet aponta possibilidades tecnológicas novas para a produção e circulação da Arte e do ensino da Arte, assentadas em sua capacidade de compactar, como um envelope, os dados digitais para a comunicação à distância: na justaposição e integração de ‘pedaços’ de trabalhos de outros meios como desenhos, filmes, pintura, texto, som, fotografia; na comunicação simultânea, global e em tempo real e à distância; na descentralização radical da informação e da interatividade. Assim, o espaço da Internet aponta, para o ensino da Arte contemporânea, os projetos colaborativos e os trabalhos ‘in progress’ mediados pela máquina.”
Adaptado de CALLEGARO, T. “Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez,2012.
A respeito das mudanças de produção e circulação da arte e de seu ensino propiciadas pela Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Internet possibilita um retorno à ideia da arte centrada na expressão individual de dados subjetivos.
( ) No ambiente online, a dinâmica de circulação e o processo prevalecem sobre a produção e o produto.
( ) O ciberespaço é uma alternativa mais aberta do que os espaços tradicionais de criação e divulgação de arte.
As afirmativas são, respectivamente,
Adaptado de CALLEGARO, T. “Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez,2012.
A respeito das mudanças de produção e circulação da arte e de seu ensino propiciadas pela Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Internet possibilita um retorno à ideia da arte centrada na expressão individual de dados subjetivos.
( ) No ambiente online, a dinâmica de circulação e o processo prevalecem sobre a produção e o produto.
( ) O ciberespaço é uma alternativa mais aberta do que os espaços tradicionais de criação e divulgação de arte.
As afirmativas são, respectivamente,
Disciplina:
Educação Artística
Rudolf Laban organizou, em seus estudos, uma linguagem conceitual específica para auxiliar na análise dos vários aspectos da movimentação humana.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um desses conceitos.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um desses conceitos.
Disciplina:
Educação Artística
O valor da música e do ensino de música acompanha as modificações das visões de mundo de cada época.
Relacione os períodos da história do Ocidente com as respectivas concepções acerca da música.
1. Antiguidade grega.2. Idade Média.3. Renascença.4. Idade Moderna.
( ) A música caracteriza-se por uma construção com dimensão vertical, isto é, composta a partir de relações de consonância e dissonância entre elementos que devem gerar harmonias em simultaneidade.
( ) A música figura entre a aritmética, a astronomia e a geometria, entendida como campo de fundamentação essencialmente matemática, regido por relações de proporção e simbolismo numérico a serviço da fé.
( ) A música é capaz de exercer influência positiva ou negativa, a depender de sua qualidade, sobre a formação do caráter dos indivíduos e dos povos, podendo estar sob responsabilidade do Estado por seu poder pedagógico.
( ) A música é considerada uma arte inferior por apelar sobretudo aos sentimentos, em contraposição ao intelecto, que passa a ser supervalorizado pelo novo espírito científico que se mostra em ascensão.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
Relacione os períodos da história do Ocidente com as respectivas concepções acerca da música.
1. Antiguidade grega.2. Idade Média.3. Renascença.4. Idade Moderna.
( ) A música caracteriza-se por uma construção com dimensão vertical, isto é, composta a partir de relações de consonância e dissonância entre elementos que devem gerar harmonias em simultaneidade.
( ) A música figura entre a aritmética, a astronomia e a geometria, entendida como campo de fundamentação essencialmente matemática, regido por relações de proporção e simbolismo numérico a serviço da fé.
( ) A música é capaz de exercer influência positiva ou negativa, a depender de sua qualidade, sobre a formação do caráter dos indivíduos e dos povos, podendo estar sob responsabilidade do Estado por seu poder pedagógico.
( ) A música é considerada uma arte inferior por apelar sobretudo aos sentimentos, em contraposição ao intelecto, que passa a ser supervalorizado pelo novo espírito científico que se mostra em ascensão.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.
Disciplina:
Educação Artística
“A presença de Museus Virtuais na grande rede mundial possibilita ao usuário, para além do caráter de um mero observador, a oportunidade de acesso a registros textuais, linhas do tempo, links para outros sites, participação em listas de discussão, envio de mensagens eletrônicas, consulta a banco de dados, atualidades, eventos relacionados ao museu, bem como a de simplesmente navegar.” Adaptado de PORTELLA, A. “Aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto Portinari”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez,2012.
A experiência dos Museus Virtuais exemplifica uma série de características que mostram a aplicabilidade dos ambientes virtuais ao ensino de arte.
As afirmativas a seguir identificam corretamente estas características, à exceção de uma. Assinale-a.
A experiência dos Museus Virtuais exemplifica uma série de características que mostram a aplicabilidade dos ambientes virtuais ao ensino de arte.
As afirmativas a seguir identificam corretamente estas características, à exceção de uma. Assinale-a.