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Com relação à avaliação clínica da disfagia orofaríngea infantil à beira do leito, analise as afirmativas a seguir:
I. Os distúrbios de alimentação compreendem um amplo espectro e estão sempre acompanhados de dificuldades específicas de deglutição, como recusa alimentar, alterações comportamentais durante a alimentação, preferências alimentares rígidas e crescimento inadequado.
II. Recentemente, a literatura vem relatando um grande número de lactentes com desenvolvimento neurológico normal com disfagia orofaríngea e que apresentam, inclusive, aspiração laringotraqueal silente, principalmente para líquido fino.
III. Algumas das indicações mais frequentes para avaliação fonoaudiológica à beira do leito são: baixo ganho ponderal ou perda de peso, incoordenação das funções de sucção e deglutição, alterações respiratórias, apneia e quedas de saturação associadas à alimentação.
Está correto apenas o que se afirma em
A “Norma de Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru (MC)” é uma política pública implantada em nosso país desde 2002. Relacione as etapas do Método Canguru com as respectivas ações da Fonoaudiologia.
1.1ª etapa - UTI Neonatal
2.2ª etapa - Unidade de cuidados intermediário Canguru /alojamento Canguru
3.3ªetapa - Ambulatório de acompanhamento
( ) Identificação e correção de possíveis disfunções orais dos bebês e capacitação da mãe/ família para controle e intervenção.
( ) Avaliação e aplicação de técnicas de transição da sonda para via oral diretamente ao peito e incentivo ao aleitamento materno.
( ) Manejo clínico da amamentação e intervenção das disfunções orais dos bebês.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Com relação aos conceitos de atuação multi ou interdisciplinar, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) Tanto na multi, como na pluridisciplinaridade, a modalidade da relação estabelecida entre disciplinas é caracterizada pela “justaposição” de saberes num único nível.
( ) A interdisciplinaridade pressupõe, em primeiro lugar, o reconhecimento de que campos de conhecimento e profissões diferentes possuem objetos e objetivos também distintos.
( ) Na transdisciplinaridade, o encontro disciplinar tenderia a uma horizontalização radical das relações entre campos.
As afirmativas são, respectivamente,
I. Além do esforço respiratório e laríngeo para compensar a perda de pressão oral e a perda de intensidade vocal, pode haver um esforço laríngeo decorrente da presença do distúrbio articulatório compensatório (DAC). II. Em indivíduos com disfunção velofaríngea, o uso das regiões glótica e supraglótica como ponto articulatório compensatório é mais frequente do que o que a avaliação perceptivo-auditiva supõe. III. O sintoma vocal primário e mais frequente, nessa população, é o tom vocal anormal seguido da diminuição da intensidade vocal e o secundário é a rouquidão.
Está correto o que se afirma em