Questões da prova:
FGV - 2013 - Conder - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - Pedagogo
limpar filtros
80 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
O gráfico a seguir apresenta a evolução do número de matrículas na Educação Infantil (Ensino Regular), no Brasil, entre os anos de 2007 e 2012. Percebe?se que a creche continua com forte expansão no número de matrículas, registrando aumento da ordem de 10,5% entre 2011 e 2012, o que corresponde a 242 mil novas matrículas.
Nota: Não inclui matrículas em turmas de atendimento complementar e atendimento educacional especializado (AEE).
No que se refere à pré?escola, tem?se que o número de matrículas aumentou de 4.681.345 para 4.754.721 (1,6%), o que representa mais de 80% da coorte de 4 e 5 anos de idade.
Sobre esta etapa de ensino, assinale a afirmativa correta.
Nota: Não inclui matrículas em turmas de atendimento complementar e atendimento educacional especializado (AEE).
No que se refere à pré?escola, tem?se que o número de matrículas aumentou de 4.681.345 para 4.754.721 (1,6%), o que representa mais de 80% da coorte de 4 e 5 anos de idade.
Sobre esta etapa de ensino, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
Pedagogia
Inserido no programa FUNDESCOLA (Fundo de Desenvolvimento da Escola), o Fundo Nacional de Educação – PNE criou o projeto denominado “Planejamento Estratégico da Secretaria – PES", direcionado para as secretarias municipais e estaduais de educação. Nesta concepção de planejamento estratégico, um elemento importante é o painel de gestão, onde estão presentes os objetivos estratégicos, os indicadores que os compõem e suas respectivas finalidades. Relacione os objetivos estratégicos com seus respectivos indicadores.
1. Educação integral e de qualidade
2. Incentivar e qualificar o controle social
3. Aprimorar a gestão de recursos de programas finalísticos e compras governamentais
4. Desenvolver lideranças com foco em resultados
( ) Taxa de execução orçamentária
( ) Taxa de formação em liderança de servidores
( ) Índice de atendimento escolar
( ) Taxa de capacitação de conselhos
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
1. Educação integral e de qualidade
2. Incentivar e qualificar o controle social
3. Aprimorar a gestão de recursos de programas finalísticos e compras governamentais
4. Desenvolver lideranças com foco em resultados
( ) Taxa de execução orçamentária
( ) Taxa de formação em liderança de servidores
( ) Índice de atendimento escolar
( ) Taxa de capacitação de conselhos
Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Disciplina:
Pedagogia
“À palavra currículo associam‐se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento." (p.17)
Sobre o tema currículo, assinale a afirmativa correta
Sobre o tema currículo, assinale a afirmativa correta
Disciplina:
Pedagogia
“O tema Pluralidade Cultural propõe que sejam revistas e transformadas práticas arraigadas, inaceitáveis e inconstitucionais, enquanto se ampliam conhecimentos acerca das gentes do Brasil, suas histórias, trajetórias em território nacional, valores e vidas. O trabalho volta‐se para a eliminação de causas de sofrimento, de constrangimento e, no limite, de exclusão social da criança e do adolescente."
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília,1997, p.36).
Assinale a alternativa que retrata o trabalho com a pluralidade cultural a partir dos PCNs.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília,1997, p.36).
Assinale a alternativa que retrata o trabalho com a pluralidade cultural a partir dos PCNs.
Disciplina:
Pedagogia
O planejamento é o processo e a ferramenta de trabalho que objetiva um melhor funcionamento do mecanismo e das ações que se servem dele; nos espaços onde está presente, as ações improvisadas perdem lugar e tem-se uma ação mais concreta e direta e, portanto, com maior eficiência e eficácia.
A educação está inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento.
O planejamento em educação é considerado como
A educação está inserida cada vez mais nesta dinâmica, visto que não se pode conceber educação sem planejamento.
O planejamento em educação é considerado como