80 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 16
Questões por página:
A depressão é um transtorno psiquiátrico responsável por retirar do mercado de trabalho milhares de profissionais todos os anos. O ambiente profissional foi em muitos casos um dos agentes desencadeadores da doença.
Sobre essa situação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Longas jornadas de trabalho e a competitividade dentro e fora da empresa podem desencadear um quadro depressivo.
( ) A depressão pode evoluir para um quadro crônico e incapacitante levando à aposentadoria por invalidez.
( ) A discriminação e a insegurança no cargo concorrem para um ambiente profissional hostil;
( ) A resiliência pessoal diante de situações adversas e frustrações contribui para o desenvolvimento da dependência química.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
É relevante para o gestor o conhecimento das diferenças entre coaching e mentoring, presentes em boa parte da literatura sobre o assunto.
Em relação a esses conceitos, assinale a afirmativa correta.
Sobre o procedimento do profissional ou da equipe responsável pelo atendimento ao estabelecer a relação causal entre a doença e o trabalho desempenhado pelo trabalhador, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Orientar o trabalhador e seus familiares quanto ao seu problema de saúde e aos encaminhamentos necessários para a recuperação da sua saúde e melhoria da sua qualidade de vida.
( ) Afastar o trabalhador da atividade ocupacional, caso sua permanência represente um fator de agravamento do seu quadro de saúde ou retarde sua melhora ou que suas limitações funcionais impeçam o trabalho.
( ) Considerar que o trabalhador pode ser remanejado para outra atividade, em tempo parcial ou total, de acordo com seu estado de saúde, e que existem atividades compatíveis com suas limitações sem risco de agravamento de seu quadro de saúde.
As afirmativas são, respectivamente,
A saúde deve ser compreendida como um fenômeno biopsicossocial, no qual essas dimensões se integram e se afetam mutuamente. Há diversos estudos que apontam para a relação entre fatores patogênicos na organização de trabalho, por exemplo, o estresse e o desenvolvimento de doenças psicossomáticas.
O estresse pode estimular as glândulas suprarrenais a aumentarem a secreção de substâncias conhecidas como catecolaminas, dentre as quais se destacam a que prepara o organismo para a realização de grandes feitos e a que influencia o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação.
Esses hormônios são chamados, respectivamente, de