limpar filtros
Questões por página:
A radiografia odontológica é um exame complementar de imagem que possibilita o correto diagnóstico e tratamento do paciente. Por isso, é necessário que o processamento e o armazenamento das radiografias sejam feitos dentro da técnica correta, buscando-se imagens satisfatórias e evitando a dupla exposição do paciente aos feixes radiográficos. O dentista, ao pegar um exame radiográfico de um paciente, nota que todas as radiografias periapicais estão amareladas, dificultando a análise do exame, mas não o tornando impossível. O erro de processamento das radiografias indica que houve:
A anatomia dos dentes é complexa e possui funções e nomenclaturas específicas. Todos os dentes presentes na cavidade oral têm cinco faces ou superfícies. A face do dente 21, que está voltada para os lábios e representa quase toda a área visível do elemento dental, é denominada:
O soalho da boca é formado basicamente por tecidos moles e recoberto por uma mucosa delgada, vermelha, translúcida, frouxamente fixada aos planos profundos. Quando se eleva a ponta da língua em direção ao palato, é possível ver o frênulo lingual. A estrutura importante presente nessa região, responsável por exteriorizar saliva para a boca por meio de ductos, nomeia-se:
A formação de lesões cariosas em crianças é multifatorial. Programas de instrução de higiene oral para os pais e para as próprias crianças se fazem necessários como instrumento de difusão de conhecimento, instrução quanto à própria higiene oral e também quanto à alimentação fornecida dos pais para os filhos. A higiene oral (escovação dental e uso de fio dental) tem como finalidade:
Das inúmeras propriedades do cimento de ionômero de vidro (CIV), uma chama a atenção especificamente, pois, quando o CIV é inserido na estrutura dentária, acontece uma ligação química devido à interação entre os grupos carboxílicos dos poliácidos presentes no CIV e os íons de cálcio presentes na estrutura dental. Essa propriedade é denominada de: