limpar filtros
Questões por página:
O estudo de doenças pulmonares pode ser complexo devido à sobreposição dos ossos torácicos nas partes moles. Enfisemas pulmonares, por exemplo, são difíceis de localizar por produzirem lesões de densidade tão baixa quanto a dos pulmões. Nesses casos, incidências especiais complementam a investigação. No estudo radiográfico da tuberculose secundária, as clavículas são projetadas acima dos ápices pulmonares quando é realizada a incidência de:
Radiografias permitem observar apenas duas dimensões em uma mesma imagem. Nas projeções frontais (AP ou PA), visualizam-se altura e largura, mas não a profundidade. Nas projeções laterais, observam-se apenas profundidade e altura. Ao radiografar um joelho esquerdo em perfil, com a porção externa em contato com o receptor, a incidência do raio central deve ser:
A maioria das radiografias é realizada com o raio central (RC) perpendicular, ou seja, formando ângulo de 90° com o receptor de imagem. Toda incidência com angulação diferente é chamada de axial. É assim com a incidência AP axial de cervical, cujo raio central recebe uma angulação de 10° a 15º cefálicos. Na incidência de Ferguson, o raio central recebe angulação cefálica de 25° a 30° para mostrar especificamente a articulação:
No atendimento a pacientes politraumatizados, o primeiro passo é descartar a possibilidade de lesão cervical, trauma que pode causar danos irreversíveis ao sistema nervoso. Nessa situação, exames de imagem podem ser feitos no próprio leito, favorecendo uma avaliação detalhada do caso. Para descartar lesões nos nervos cervicais, incidências oblíquas são solicitadas por mostrarem:
Além de poluir o meio ambiente, o processamento químico consome muitos insumos, pois requer películas virgens e troca constante dos químicos. Um sistema totalmente digital, por sua vez, demanda um alto investimento. Uma alternativa é manter o mesmo aparelho de raios X e substituir a processadora por um leitor CR, que digitaliza a imagem radiográfica por escaneamento a laser da placa de imagem. Nesse sistema alternativo, a camada radiossensível utilizada para gerar a imagem latente é composta de: