50 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 10
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. É vedado ao coordenador pedagógico transitar nos espaços formais e informais da instituição de ensino, ainda que com o objetivo de promover a aproximação dos corpos discente e docente dos objetivos institucionais.
II. A coordenação pedagógica deve abster-se das atividades de formação e evitar a realização de encontros periódicos para refletir e debater sobre o contexto de cada atividade dentre do ambiente escolar.
III. É dever do coordenador escolar promover a escola como local de convívio pacífico entre as diversas formas de aprendizagem e, ao mesmo tempo, proibir o acesso dos cidadãos ao ambiente escolar a qualquer custo.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. É dever do município, em relação ao seu plano de educação, garantir o atendimento das necessidades específicas na educação especial, conforme determinado no Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005, de 2014.
II. A erradicação do analfabetismo é uma diretriz do Plano Nacional de Educação, conforme previsto na Lei Federal nº 13.005, de 2014, que deve ser assumida apenas pelos órgãos do Governo Federal.
III. O Plano Nacional de Educação, estabelecido pela Lei Federal nº 13.005, de 2014, determinou que a União deverá promover a realização de pelo menos cinco Conferências Nacionais de Educação ao longo do decênio.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A concepção do currículo, a prática da gestão democrática e o estímulo à formação continuada dos educadores são elementos relacionados com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico.
II. A definição do currículo de uma instituição de ensino não deve contemplar as inovações tecnológicas úteis ao trabalho escolar, assim como deve distanciar ou mesmo vetar o contato dos educandos com quaisquer tecnologias úteis à sociedade.
III. O currículo escolar não está ligado, ou mesmo comprometido, com as relações de poder no ambiente escolar. Assim, o currículo deve sempre refletir uma absoluta imparcialidade e falta de consideração sobre os interesses e objetivos dos alunos.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, o direito de ser respeitado por seus educadores, e o direito de contestar os critérios avaliativos, são garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
II. A Lei Federal nº 8.069, de 1990, determina que as crianças e os adolescentes têm direito à educação, visando ao seu pleno desenvolvimento, ao preparo para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho.
III. À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, considerase criança a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. No entanto, nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente o Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Considerar as singularidades dos diferentes objetos de conhecimento e da intencionalidade didática é uma prática que auxilia o professor a decidir sobre a melhor forma de organizar as atividades propostas no ambiente escolar.
II. No campo da didática, o planejamento em sentido estrito pode ser pensado de acordo com as principais modalidades organizativas: sequências didáticas, projetos, atividades permanentes e atividades independentes.
III. O termo DIDÁTICA designa uma abordagem realizada sobre o ensino como atividade de mediação para promover o encontro formativo e educativo, entre o aluno e a matéria de ensino, explicitando o vínculo entre teoria do ensino e teoria do conhecimento.
Marque a alternativa CORRETA: