limpar filtros
Questões por página:
A análise do método pode ser estendida à própria produção intelectual de Piaget, que afirmou ter utilizado uma dialética em sua obra de forma espontânea. Acreditamos que, ao definir os termos centrais de sua teoria, Piaget rechaçou firmemente o procedimento de elaboração típico da psicologia de seu tempo, que consistia em tratar as propriedades de modo rígido.
Ao isolar os termos de suas relações, os psicólogos se esquivavam do difícil problema de caracterizar as conexões entre os fenômenos; Piaget, ao contrário, nas diferentes instancias de sua obra, negou-se a separar os fenômenos que estudava e os conceitos que elaborava. Ao contrário, estudou os aspectos do conhecimento em suas relações constitutivas, caracterizando-as em sua interação recíproca. Quando abordava um problema teórico, tratava de articular a dicotomia ou heterogeneidade inicial entre as propriedades predicadas. Começava por introduzir um corte ou oposição entre traços ou propriedades do fenômeno cognoscitivo e, diante dos riscos de inconsistência que este comportava, procedia a vincular sistematicamente os dois termos (CASTORINA; BAQUERO, p.36,2007). Acerca dos postulados por Piaget, analise as afirmativas a seguir.
I. Para o autor, existe uma articulação sistemática entre o egocentrismo e as relações com a autoridade adulta, o juízo autônomo e as relações sociais de cooperação. II. Para dar conta do processo cognitivo, Piaget esboça uma relação constitutiva entre as categorias opostas de assimilação e acomodação. III. O autor, realiza uma definição genética da inteligência que integra dinamicamente o caráter estrutural ou descontínuo da atividade e seu funcionamento contínuo mediante as diferentes estruturações.
Estão corretas as afirmativas:
A Psicopedagogia se constitui como produção de um ramo científico e seu objeto de estudo; embora ainda gere discussões, nunca deixou de ter como foco os diferentes processos de aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento e desempenho do “sujeito cognoscente”, isto é, do sujeito aprendente (SOBRINHO,2015). Sobre o objeto de estudo da psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem 2 enfoques principais acerca do objeto de estudo da psicopedagogia: o preventivo e o terapêutico. II. O objeto de estudo da Psicopedagogia, abarca o aprender e o ensinar, tendo como base as realidades internas e externas da aprendizagem. III. O objeto de estudo é o indivíduo que ‘não aprende’, ou seja, que apresenta algum tipo de déficit. IV. Engloba o processo de aprendizagem humana, levando em consideração os padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio – escola, família, sociedade.
Estão incorreta as afirmativas:
A avaliação psicopedagógica é um dos componentes críticos da intervenção psicopedagógica, pois nela se fundamenta as decisões voltadas à prevenção e solução das possíveis dificuldades dos alunos, promovendo melhores condições para o seu desenvolvimento (MORAES,2010). Sobre a avaliação psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir.
I. A avaliação psicopedagógica, envolve a identificação dos principais fatores responsáveis pela dificuldade da criança. II. A queixa apontada pelos pais, na entrevista inicial, na maior parte das vezes não serve para descrever corretamente o sintoma e, portanto, pode colocar o profissional em uma jornada investigativa equivocada, acerca do real problema da criança. III. A avaliação psicopedagógica, visa levantar dados acerca do repertório infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a aprendizagem. IV. Esta avaliação inclui entrevista inicial com os pais ou responsáveis pela criança, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades, sendo contraindicado o uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas.
Estão corretas as afirmativas:
A psicogênese piagetiana e a psicanálise continuam sendo duas referências incontornáveis da formação de psicólogos, pedagogos e áreas afins. No campo da psicologia escolar e da psicopedagogia, estas teorias são amplamente estudadas com a finalidade de abordar as dificuldades escolares (ZELAN,1993). Por meio destas perspectivas teóricas, analise as afirmativas a seguir.
I. As interpretações reducionistas, unilaterais e individualizantes do fracasso escolar concretizam-se em discursos que opacam o papel do educador colocando o foco, seja em problemas do tipo neurológico, como os transtornos da aprendizagem, seja em "bloqueios afetivos/emocionais" da criança ou em questões vinculares com suas famílias. II. Na perspectiva piagetiana, a dialética do funcionamento do sujeito propõe uma inteligência afetada, e uma afetividade intelectualizada. III. Enquanto a psicanálise estuda o sujeito na ótica do inconsciente e do desejo, a psicogênese piagetiana se ocupa do sujeito epistêmico, mas também do sujeito psicológico, sem desestimar nem o papel do fator social nem da afetividade.
Estão corretas as afirmativas:
O reconhecimento do complexo afetivo (emoções, sentimentos e paixões) aponta para a necessidade de discussão das aporias natureza e cultura, objetividade e subjetividade, buscando superar a ingenuidade do senso comum e o inatismo biológico. Inúmeras são as abordagens que ressaltam a importância da afetividade para as relações humanas e como tais relações interferem positiva ou negativamente em nosso comportamento, influenciando sobremaneira o processo de aprendizagem, o convívio social e as demandas mais elementares da vida cotidiana (SILVA, 2020). Acerca da afetividade no processo de aprendizagem, assinale a alternativa incorreta.