limpar filtros
Questões por página:
Organismos como nematoides e fungos que vivem às expensas do corpo de outro inseto (hospedeiro), alimentando-se de seus tecidos, ocasionando em algum momento a morte, ao mesmo tempo em que completam seu desenvolvimento biológico, são um exemplo de:
A matéria orgânica é o principal problema de poluição dos corpos d’água, por ser o alimento dos microrganismos que utilizam oxigênio dissolvido na água (OD) para degradá-la, reduzindo a concentração de OD presente nas águas. Assinale a alternativa que apresenta como é feita a quantificação de matéria orgânica presente nos esgotos.
O pH mede a concentração de íons H+ e varia em uma escala de 1 a 14, onde o valor 7 indica a neutralidade, valores menores que 7 indicam aumento de acidez e valores acima de 7 indicam aumento de alcalinidade. Do pH depende a maioria dos processos metabólicos no corpo humano. Assim sendo, assinale a alternativa correta.
Em se tratando de enfermidades não transmissíveis, assinale a alternativa que apresenta qual o nome da iniciativa que é baseada na implementação de áreas de demonstração, onde são desenvolvidos projetos para prevenção integrada de fatores de risco para doenças não transmissíveis, com ênfase na participação comunitária e parcerias intersetoriais, em que a partir de um diagnóstico inicial da prevalência dos fatores de riscos, são desenvolvidos projetos de prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e promoção da saúde.
Por ser uma doença de veiculação hídrica, o controle da febre tifoide está intimamente relacionado ao desenvolvimento adequado do sistema de saneamento básico, principalmente em relação ao fornecimento de água potável, em quantidade suficiente, e à adequada manipulação dos alimentos. Analise as medidas abaixo em relação aos cuidados que deve dispender o serviço público de abastecimento de água e assinale a alternativa correta.
A. Realizar a limpeza e desinfecção dos reservatórios de distribuição, a cada 6 meses, ou sempre que houver suspeita de contaminação. B. Manter pressão positiva na rede de distribuição de água. C. Reparar possíveis pontos de contaminação (rachaduras, canalizações abertas, entre outros). D. Realizar periodicamente análise bacteriológica da água.