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Relativamente aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à utilização de recursos computacionais nas aulas de Matemática, são relacionadas abaixo algumas finalidades em que tais recursos podem ser aplicados.

I Como fonte de informação, poderoso recurso para alimentar o processo de ensino e aprendizagem.

II Como auxiliar no processo de construção de conhecimento.

III Como meio para desenvolver autonomia pelo uso de softwares que possibilitem pensar, refletir e criar soluções.

IV Como ferramenta para realizar determinadas atividades, uso de planilhas eletrônicas, processadores de texto, banco de dados, etc.

Das finalidades acima estão corretas:

A respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quanto à resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, são relacionados abaixo alguns princípios.

I A situação-problema é o ponto de partida da atividade matemática e não a definição.

II A resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem.

III Um conceito matemático se constrói articulado com outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações.

Dos princípios acima:

Considere a função  . Existe um número finito de valores distintos de x no domínio de f e no intervalo [0,2 π] que satisfazem à condição A quantidade desses valores é igual a:

Sendo x1 e x2 as raízes da equação x2 – px + q = 0, o valor de x12 +x22 em função de p e q, é:
Um comerciante reajustou o preço de um produto em 25%. Meses depois, o mesmo produto teve um novo aumento de 25%. Em seguida, o comerciante resolve reduzir esse novo preço em 20%. O valor inicial do produto ficou reajustado em: