limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Nas práticas de leitura em sala de aula, passagens como “‘A tristeza é senhora’, cantava João Gilberto...” e “A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor. Brilha tranquila, depois de leve oscila, e cai como uma lágrima de amor.” são propícias para a abordagem da
mostrar texto associado
Analisando-se a coesão referencial no texto, identifica-se emprego de pronome catafórico na passagem:
De acordo com Antunes (2003), a escola deve ter como objetivo a escrita de textos socialmente relevantes. Isso implica considerar que esses textos devem
“Aqui a fonte da dificuldade é a entrada do sujeito no texto, o modo como leva em conta e implica o outro no texto, a indexação adequada das diferentes instâncias responsáveis pela enunciação e, de modo mais geral, a gestão dialógica e polifônica do texto.”
(Dolz, Gagnon e Decândio,2010).
No texto, ao tratarem da escrita, os autores definem as fontes das dificuldades

Leias as tiras:


Tira I

54_1.png (333×426)

(Bill Waterson, “O Melhor de Calvin”.

https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos,05.11.2022. Adaptado)


Tira II

54_2.png (310×339)

(Mort Walker, “Recruta Zero”.

https://cultura.estadao.com.br/quadrinhos,05.11.2022. Adaptado)


Em conformidade com a Ortografia Oficial da Língua Portuguesa e com os sentidos das situações apresentadas nas tiras, as lacunas nelas presentes devem ser preenchidas, respectivamente, com: