limpar filtros
Questões por página:
Philippe Perrenoud (1999) discute a temática da avaliação da educação escolar entre duas lógicas: a da avaliação formativa e a de seleção. O autor argumenta que, sendo a vocação da avaliação formativa a de contribuir para as aprendizagens, em uma lógica de ação, sem resignar-se com as desigualdades e as dificuldades, ela
A evolução tecnológica da sociedade proporciona o desenvolvimento contínuo de ferramentas que aperfeiçoam o modo com que nos comunicamos e interpretamos uma informação. Por essa razão, o emprego das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na educação tem merecido a atenção e o empenho de educadores e pesquisadores. M. Elizabeth B. de Almeida (in VIEIRA, ALMEIDA e ALONSO,2003) analisa que “a utilização de ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem na escola favorece a criação e a atualização contínua de uma rede colaborativa formada por pessoas que atuam na escola (diretor, coordenadores, professores, funcionários, alunos), especialistas, membros da comunidade, outras organizações da sociedade civil ou autoridades da secretaria da educação etc.” A autora argumenta que a “utilização desses ambientes virtuais de colaboração e aprendizagem na escola permite criar um sistema de gestão de conhecimentos e informações” e destaca que “assim, gestores escolares terão informações disponíveis que lhes permitam identificar dificuldades e buscar compreendê-las e sobrepujá-las por meio ________________; selecionar e articular informações que tragam subsídios ; acompanhar em nível macro as ações desenvolvidas tanto no âmbito administrativo quanto no pedagógico, de modo a adquirir ________________ ”.
Assinale a alternativa cujos termos preenchem as lacunas na ordem em que aparecem, deixando a frase correta.
Um dos temas bastante discutidos entre os educadores é o da construção do conhecimento pelos sujeitos. Nessa perspectiva, Weisz (2002) defende que ensino e aprendizagem, processos distintos, precisam ser articulados em situações de aprendizagem organizadas pelo professor e adequadas ao processo de construção de conhecimento que o aluno está vivenciando. Segundo a autora, boas situações de aprendizagem costumam ser aquelas em que os alunos “têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem produzir’’, precisando
Carina, ao estudar para o concurso de Diretor de Escola, verificou que o trabalho pedagógico desenvolvido nas diversas salas de aula, revela diferentes tendências educacionais. Verificou, também, que tais tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade. Lendo a obra “Filosofia da Educação”, de Luckesi (2002), tomou ciência de que, segundo esse autor, as tendências pedagógicas podem ser classificadas em duas grandes linhas de pensamento: liberal e progressista. Ambas têm por finalidade preparar os alunos para a vida em sociedade, contudo, cada uma apresenta uma forma de organização diferenciada. A progressista é uma tendência que se fundamenta em uma análise crítica das realidades sociais, sustentando as finalidades sociopolíticas da educação. De acordo com Luckesi, essa ampla tendência progressista compreende as tendências classificadas em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. No que diz respeito à tendência libertadora, ela é mais conhecida como pedagogia de
Carlos, estudante de pedagogia, aprendeu que o Regimento Escolar é fundamental para que toda instituição de ensino possa funcionar de maneira adequada e de acordo com a lei. Ele aprendeu, também, que além da legislação básica, a própria instituição tem o papel de definir seu Regimento escolar. Interessado no tema, Carlos leu o texto de Wolf, “Regimento escolar de escolas públicas: para além do registro de normas”. Nele constatou que “A legislação educacional vigente, fundada em uma concepção de gestão democrática, apresenta o Regimento Escolar como documento resultante de uma construção coletiva, que deve