Questões da prova:
IBGP - 2017 - Prefeitura de Andradas - MG - Professor Educação Básica ll
limpar filtros
30 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Magda Soares (2008), aborda a problemática da qualidade da alfabetização nas escolas brasileira e para tanto afirma que para discutir a qualidade da alfabetização é preciso:
I - Buscar, primordialmente, uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização, ou a criança alfabetizada,
PORQUE
II - A importância de se considerar a diversidade em relação às propriedades, atributos, condições que devem constituir a alfabetização: serão os mesmos para todos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
I - Buscar, primordialmente, uma determinação das propriedades, atributos, condições do alfabetismo que devem caracterizar a alfabetização, ou a criança alfabetizada,
PORQUE
II - A importância de se considerar a diversidade em relação às propriedades, atributos, condições que devem constituir a alfabetização: serão os mesmos para todos.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Buscando trabalhar a leitura dirigida de uma embalagem de higiene pessoal com os alunos em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
I - Deve-se identificar aspectos gráficos e textuais das embalagens: nome do produto, suas cores, tamanho das palavras e logotipos. II - Deve-se chamar a atenção dos alunos para o jogo de cores utilizadas no registro das letras e dos números apresentados na embalagem. III - Deve-se identificar os diferentes tipos de informações presentes na embalagem: data de fabricação, indústria, preço, componentes químicos, etc. IV - Deve-se explorar a qualidade do produto contido na embalagem, para saber se a criança gosta ou não daquele produto.
Estão CORRETAS as afirmativas.
I - Deve-se identificar aspectos gráficos e textuais das embalagens: nome do produto, suas cores, tamanho das palavras e logotipos. II - Deve-se chamar a atenção dos alunos para o jogo de cores utilizadas no registro das letras e dos números apresentados na embalagem. III - Deve-se identificar os diferentes tipos de informações presentes na embalagem: data de fabricação, indústria, preço, componentes químicos, etc. IV - Deve-se explorar a qualidade do produto contido na embalagem, para saber se a criança gosta ou não daquele produto.
Estão CORRETAS as afirmativas.
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Considerar o perfil dos alunos significa considerar o que se deve ensinar, de que forma, com que tipos de atividades e em que tempo. Nesse contexto analise as afirmativas a seguir:
I - Um perfil muito comum das crianças que chegam às escolas públicas é o de não terem tido oportunidade de conviverem e se familiarizarem intensa e amplamente com os meios sociais de circulação da escrita,
POR ISSO
II - O professor que se vê diante de uma turma de alunos com esse perfil tem como grande desafio possibilitar que essas crianças, que têm o primeiro contato formal com a língua escrita na escola, consolidem a aprendizagem da leitura e da escrita no tempo de escolaridade previsto em cada sistema de ensino.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
I - Um perfil muito comum das crianças que chegam às escolas públicas é o de não terem tido oportunidade de conviverem e se familiarizarem intensa e amplamente com os meios sociais de circulação da escrita,
POR ISSO
II - O professor que se vê diante de uma turma de alunos com esse perfil tem como grande desafio possibilitar que essas crianças, que têm o primeiro contato formal com a língua escrita na escola, consolidem a aprendizagem da leitura e da escrita no tempo de escolaridade previsto em cada sistema de ensino.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Para o desenvolvimento fonológico da criança para o início do processo de alfabetização, algumas atividades são recomendadas para sistematizarem as capacidades iniciais pertinentes a consciência fonológica.
Nesse contexto numere a COLUNA II que apresenta a forma de desenvolver a atenção para a estrutura sonora das palavras conforme a COLUNA I que identifica como a criança se familiariza e desenvolve a atenção para as atividades com objetos de diferentes sons.
COLUNA I 1- Jogos de competição entre as crianças para reconhecimento dos sons; objetos presentes na sala, dos brinquedos e dos ruídos da rua.
2- Jogos de memória para identificação de sons em uma determina frequência.3- Brincadeiras de imitar sons de diversos animais.
COLUNA II ( ) Explorar rimas presentes em parlendas e poemas, identificando palavras que rimam, substituindo palavras por outras com rimas semelhantes, recitando poemas e aumentando a voz nas palavras que rimam. ( ) Explorar canções e pedir para que um aluno inicie o verso e o outro termine simulando sons de animais. ( ) Brincadeira de "Lá vai a barquinha carregadinha de.... (palavras começadas com [ca] terminadas com [ão] e outras variações)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Nesse contexto numere a COLUNA II que apresenta a forma de desenvolver a atenção para a estrutura sonora das palavras conforme a COLUNA I que identifica como a criança se familiariza e desenvolve a atenção para as atividades com objetos de diferentes sons.
COLUNA I 1- Jogos de competição entre as crianças para reconhecimento dos sons; objetos presentes na sala, dos brinquedos e dos ruídos da rua.
2- Jogos de memória para identificação de sons em uma determina frequência.3- Brincadeiras de imitar sons de diversos animais.
COLUNA II ( ) Explorar rimas presentes em parlendas e poemas, identificando palavras que rimam, substituindo palavras por outras com rimas semelhantes, recitando poemas e aumentando a voz nas palavras que rimam. ( ) Explorar canções e pedir para que um aluno inicie o verso e o outro termine simulando sons de animais. ( ) Brincadeira de "Lá vai a barquinha carregadinha de.... (palavras começadas com [ca] terminadas com [ão] e outras variações)
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Castanheira et al. (2008), a progressão do trabalho docente depende da faixa etária dos alunos e de sua inserção nos anos escolares iniciais. A trajetória escolar de cada grupo de crianças leva o professor a considerar, EXCETO: