Questões da prova:
Quadrix - 2022 - Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEDF) - Pedagogo
limpar filtros
120 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 24
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.
Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incide também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida. No modelo educativo apresentado no texto, torna-se imprescindível a construção de um projeto político-pedagógico (PPP) que tenha os direitos humanos como eixo transversal, impactando as práticas pedagógicas, a produção dos materiais didáticos e pedagógicos, o modelo de gestão e os diferentes processos de avaliação.
Garantir aos estudantes o direito às aprendizagens implica um investimento sustentado nos princípios da ética e da responsabilidade, que incide também na formação de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida. No modelo educativo apresentado no texto, torna-se imprescindível a construção de um projeto político-pedagógico (PPP) que tenha os direitos humanos como eixo transversal, impactando as práticas pedagógicas, a produção dos materiais didáticos e pedagógicos, o modelo de gestão e os diferentes processos de avaliação.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.
Focalizar as aprendizagens como estruturantes de um currículo evidencia a necessidade de constituir oportunidades de acesso a diferentes referenciais de leitura de mundo, ampliando as vivências que refletem a construção dos saberes. Essa perspectiva inclui concepções e práticas educativas fundadas na educação para os direitos humanos, mesmo que estes não se relacionem com os eixos fundamentais do direito à educação.
Focalizar as aprendizagens como estruturantes de um currículo evidencia a necessidade de constituir oportunidades de acesso a diferentes referenciais de leitura de mundo, ampliando as vivências que refletem a construção dos saberes. Essa perspectiva inclui concepções e práticas educativas fundadas na educação para os direitos humanos, mesmo que estes não se relacionem com os eixos fundamentais do direito à educação.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.
O princípio da integralidade da proposta curricular refere-se a uma perspectiva ampliada de tempo, espaço e oportunidades, atingindo todas as dimensões do sujeito em formação, isto é, seu desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural.
O princípio da integralidade da proposta curricular refere-se a uma perspectiva ampliada de tempo, espaço e oportunidades, atingindo todas as dimensões do sujeito em formação, isto é, seu desenvolvimento intelectual, físico, emocional, social e cultural.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.
A educação integral está alicerçada na ampliação de dois eixos estruturantes: tempo e oportunidade.
A educação integral está alicerçada na ampliação de dois eixos estruturantes: tempo e oportunidade.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
A partir da proposta de Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, julgue o item.
Em relação à construção do currículo, as teorias críticas apresentam elementos referentes às relações sociais, aos processos de reprodução cultural e às ações de emancipação, enquanto as teorias pós-críticas incorporam elementos relacionados às diferenças, à alteridade, à subjetividade, à representação e ao multiculturalismo. Ambas as correntes teóricas são percebidas no texto em questão.
Em relação à construção do currículo, as teorias críticas apresentam elementos referentes às relações sociais, aos processos de reprodução cultural e às ações de emancipação, enquanto as teorias pós-críticas incorporam elementos relacionados às diferenças, à alteridade, à subjetividade, à representação e ao multiculturalismo. Ambas as correntes teóricas são percebidas no texto em questão.