Questões da prova:
Instituto Consulplan - 2023 - Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - RJ - Professor - Geografia
limpar filtros
49 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Geografia
Observe a descrição de um conflito que se destaca no cenário geopolítico atual.
Para entender de fato as tensões que envolvem os países X e Y é preciso fazer uma retrospectiva histórica, uma vez que tais tensões vêm de longa data. O marco inicial da guerra entre estes dois países ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2022, por meio de ataques terrestres e aéreos, dando início “operação militar especial” – nome dado pela nação invasora.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60266969.)
Os países X e Y são:
Para entender de fato as tensões que envolvem os países X e Y é preciso fazer uma retrospectiva histórica, uma vez que tais tensões vêm de longa data. O marco inicial da guerra entre estes dois países ocorreu no dia 24 de fevereiro de 2022, por meio de ataques terrestres e aéreos, dando início “operação militar especial” – nome dado pela nação invasora.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60266969.)
Os países X e Y são:
Disciplina:
Geografia
A atmosfera é a camada de ar composta por vários gases que envolvem a Terra, dispostos e combinados de tal maneira que distingue o nosso planeta dos demais astros do sistema solar. Observe a tabela a seguir que trata da composição química da atmosfera terrestre.
(Silva, Dakir, Larara Machado da et al. Geografia Física. Universidade Luterana do Brasil,2013, p.50.)
Analise as afirmativas a seguir.
I. O ar atmosférico é composto por ar propriamente dito; uma mistura homogênea de Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Argônio (AR) e Dióxido de Carbono (CO2), apenas.
II. O ar atmosférico é composto por outros gases que figuram em pequenas proporções chamados constituintes menores.
III. Em relação à composição química do ar atmosférico há predominância do nitrogênio.
Está correto o que se afirma em
(Silva, Dakir, Larara Machado da et al. Geografia Física. Universidade Luterana do Brasil,2013, p.50.)
Analise as afirmativas a seguir.
I. O ar atmosférico é composto por ar propriamente dito; uma mistura homogênea de Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Argônio (AR) e Dióxido de Carbono (CO2), apenas.
II. O ar atmosférico é composto por outros gases que figuram em pequenas proporções chamados constituintes menores.
III. Em relação à composição química do ar atmosférico há predominância do nitrogênio.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Geografia
As rochas da litosfera, quando expostas à atmosfera, sofrem ação direta do calor do sol, da umidade das chuvas e do crescimento de organismos. Desse modo, iniciam-se os processos que resultam em inúmeras modificações na composição química dos minerais e seus aspectos físicos. A tais processos dá-se o nome de intemperismo – fenômeno responsável pela formação do material semi-consolidado que dará início à formação do solo. Sobre a formação do solo, analise as afirmativas a seguir:
I. Com o intemperismo, uma rocha, mesmo das mais endurecidas, pode transformar-se em um material solto – o saprolito, que permite a vida de plantas e pequenos animais. Restos, como de folhas caídas, são adicionados ao se decomporem, formando os húmus.
II. Sob ação de um conjunto de fenômenos biológicos, físicos e químicos, um solo começa a se formar. A partir de uma rocha de saprolito, relativamente homogêneo, surge uma série de camadas, ou bandas, aproximadamente, paralelas à superfície e de aspecto e constituição diferentes denominadas: horizontes.
III. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos são uniformes ao longo de uma rocha em transformação. As transformações e remoções ocasionadas pelo intemperismo e, principalmente, pela adição de restos de vegetais, ocorrem com menor intensidade na sua parte superior escurecendo-se com os húmus.
IV. Os fenômenos de transformações, remoções, adições e translocações provocam uma organização do regolito em diferentes bandas horizontais, que se tornam diferentes em relação à rocha-mãe na medida em que se distanciam dela.
Está correto o que se afirma em
I. Com o intemperismo, uma rocha, mesmo das mais endurecidas, pode transformar-se em um material solto – o saprolito, que permite a vida de plantas e pequenos animais. Restos, como de folhas caídas, são adicionados ao se decomporem, formando os húmus.
II. Sob ação de um conjunto de fenômenos biológicos, físicos e químicos, um solo começa a se formar. A partir de uma rocha de saprolito, relativamente homogêneo, surge uma série de camadas, ou bandas, aproximadamente, paralelas à superfície e de aspecto e constituição diferentes denominadas: horizontes.
III. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos são uniformes ao longo de uma rocha em transformação. As transformações e remoções ocasionadas pelo intemperismo e, principalmente, pela adição de restos de vegetais, ocorrem com menor intensidade na sua parte superior escurecendo-se com os húmus.
IV. Os fenômenos de transformações, remoções, adições e translocações provocam uma organização do regolito em diferentes bandas horizontais, que se tornam diferentes em relação à rocha-mãe na medida em que se distanciam dela.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Geografia
Considerando o espaço de produção do Brasil, pode-se observar que não basta apenas produzir, é necessário ter como escoar a produção, ou seja, ter um bom fluxo de transporte rodoviário, aéreo, ferroviário ou hidroviário. A relação entre a produção e o desenvolvimento é direta com o potencial de investimento para ampliação, manutenção e modernização desses recursos de transporte. Sobre os diferentes fluxos de transportes no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
Pedagogia
Em certa escola situada em uma região urbanamente diversificada, os educadores estão profundamente empenhados em cultivar um ambiente educacional que celebra o multiculturalismo. A comunidade escolar é notavelmente heterogênea, abrigando alunos provenientes de uma ampla variedade de origens étnicas, culturais e religiosas, refletindo a riqueza da diversidade presente na sociedade. Durante uma reunião pedagógica, os professores discutem a importância de incorporar diferentes perspectivas culturais no currículo para enriquecer a experiência educacional dos alunos. No contexto do multiculturalismo, qual é a principal finalidade da inclusão de diferentes perspectivas culturais no currículo escolar?