limpar filtros
Questões por página:
A construção de sentidos, feita por sujeitos historicamente situados, para interpretar fatos, ideias e fenômenos circundantes, seja ela prévia ou correntemente construída, tem papel determinante nos processos de estruturação da argumentação. Considerando a imagem a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta de assertivas verdadeiras e falsas:
I. A argumentação do autor da publicação não segue a sequência argumento/contra-argumento/resposta. II. Para considerar o elemento resposta no processo de construção de ponto de vista, a formulação textual pode apresentar a resposta sob uma forma interrogativa, como vemos na imagem. III. Os elementos verbovisuais contextuais que acompanham o nome do autor (a patente militar; as bandeiras dos EUA, Israel e Brasil; a figura bovina; o nome do perfil @direitasiqueira) não são indispensáveis para a construção de sentidos na interpretação da mensagem. IV. Ao desconsiderar os elementos verbovisuais que não estão no corpo da mensagem, o processo interpretativo ainda consegue captar a ironia como processo estruturante da mensagem. V. O fato de a mensagem ser toda escrita em letras maiúsculas colabora para uma orientação interpretativa que reforça sua credibilidade.
Sobre as condições de produção de um texto e sua relação com a atividade didática, assinale a alternativa que contém uma assertiva incorreta:
Leia o trecho a seguir e responda o que se pede:
"Em matéria de literatura, o Brasil é um país curioso. Parece ter mais autores que leitores, considerando o número de originais que, a cada mês, são remetidos a editores e concursos literários. Essa criatividade é um bom sinal, porém prejudicada pela inflação que obriga os editores a embutirem - no preço de capa - os dois ou três meses de retorno do dinheiro pago pelos livreiros. Assim, os livros ficam proibitivos; a população, mais ignorante; os editores, cautelosos na seleção do que publicar; e os autores, sem incentivo para produzir." (Adaptado de FREI BETTO. O brasileiro lê?. O Dia,23 de mar.2001.)
Observando o trecho, indique o sinal de pontuação responsável por separar partes de períodos que já apresentam divisões assinaladas por outro sinal de pontuação:
Os fenômenos linguísticos que impõem dificuldades ao uso escrito de pares como mau/mal e flagrante/fragrante são chamados, respectivamente, de:
Leia atentamente o trecho a seguir e responda o que se pede:
"QUEBRAR OS HÁBITOS
Encontro numa folha de papel antiga umas frases em inglês, e de novo vejo que esqueci de anotar o nome do autor. Traduzo: ’Mas os grandes não podem guiar sua vida por você. Você precisará de um novo inventário de suas horas, de uma classificação mais severa do que vale a pena fazer e do que é simples passatempo. Precisará compreender que é frequentemente tão importante quebrar um bom hábito como quebrar um mau. Todos os hábitos são suspeitos’." (FONTE: LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco,1999, p.434.)
Sobre o uso da pontuação, podemos afirmar que: