27 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 6
Questões por página:
Com as novas formas de gestão de recursos humanos, gerar talentos é essencial para o sucesso das empresas. Talentos são pessoas dotadas de certas competências especiais com diferenciais competitivos que as valorizem.
Sobre os aspectos necessários para o reconhecimento de um talento na organização, analise as afirmativas a seguir:
I- Conhecimento: É o saber. Constitui o resultado de aprender.
II- Persuasão: capacidade de convencer alguém a tomar determinada atitude.
III- Habilidade: É o saber fazer. Transformação do conhecimento em resultado.
IV- Julgamento: saber analisar a situação e o contexto.
V- Atitude: Saber fazer acontecer.
Considerando as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
A profissão do psicólogo tem sido interesse de discussão e estudos por parte dos profissionais que a exercem. Estes estudos possibilitam o questionamento da prática profissional, trazendo uma perspectiva de construção de um modelo de exercício mais condizente com o potencial de conhecimentos gerados pela psicologia e em consonância com seu contexto de atuação. Em sua perspectiva organizacional, a psicologia ganha cada vez mais espaço, oferecendo contribuições significativas ao desenvolvimento das instituições e seus funcionários.
Em relação a prática dos psicólogos nas organizações, assinale a alternativa INCORRETA:
Segundo Cordiolli (1998), os transtornos do controle dos impulsos estão entre as patologias menos estudadas na psiquiatria. Porém, dados atuais mostram o crescimento de sua prevalência, incluindo novos diagnósticos. Isso provavelmente está ocorrendo devido a mudanças sociais e culturais decorrentes do próprio desenvolvimento do homem e das tecnologias. O prejuízo para o indivíduo e a sociedade é conhecido e significativo.
São conhecidos como transtornos do controle dos impulsos:
De acordo com Forghieri (2007), o aconselhamento terapêutico é entendido pela relação entre duas ou mais pessoas, por meio de uma conversação, na qual a presença de um aconselhador torna-se essencialmente terapêutica, para uma ou várias dessas pessoas que são os aconselhandos. Esse processo ocorre mediante a criação de um vínculo interpessoal e a atuação do aconselhador através da busca de informações, de esclarecimentos, de reflexões, além da exploração de recursos e capacidades pessoais do aconselhando.
Sobre o aconselhamento terapêutico, é INCORRETO afirmar que: