limpar filtros
Questões por página:
“O Banco do Brasil anunciou ontem, (21/11/16), um plano de reestruturação que pretende fechar 781 agências no país. Em comunicado, a instituição informou que as mudanças vão ser feitas ao longo de 2017 e têm como objetivo se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes. Com a reformulação, o banco espera economizar R$ 750 milhões. Além disso, um programa de incentivo à aposentadoria vai ser aberto para diminuir em cerca de 10 mil o número de funcionários, que hoje são 190 mil.”
(Disponível em: http://mail.uol.com.br/?xc=8e72e51952ede8cd11ae19b43960891d#/webmail/0//INBOX/page:1/NTg1NTQ.)
O Banco do Brasil é a maior instituição financeira do país, contando com, aproximadamente,26 milhões de clientes. Sobre o Banco do Brasil, é correto afirmar que:

“Um filme sobre a luta antimanicomial começou a ser gravado em 2013, durante as manifestações do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nos dois anos seguintes, o diretor santista e sua equipe trabalharam com recursos próprios e colheram entrevistas de lideranças, usuários do Caps e autoridades. O filme ainda está em andamento. E a luta antimanicomial também.”
(Disponível em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/luta-antimanicomial-vai-para-atela/?cHash=35de72d53dcb46fd94c15b64d01c970d.)
O movimento antimanicomial brasileiro trabalha, entre outros fatores:
"Um atentado suicida contra edifícios da segurança curda na cidade de Qamichli, no norte da Síria, deixou ao menos 44 mortos e 140 feridos nesta quarta-feira (27/07/2016). Segundo um balanço divulgado por meios de comunicação oficiais sírios, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, segundo a CNN. Qamichli é controlada principalmente por curdos, mas as forças governamentais sírias cuidam do aeroporto e de alguns bairros da cidade, afirma a AP.”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/07/1795833-pelo-menos-44-morrem-e-dezenas-sao-feridos-em-explosoes-nonorte-da-siria.shtml.)
Os curdos, a que se refere a reportagem,
“Mais de 216 mil estudantes estão inscritos para fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste domingo (20/11/16), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As provas serão aplicadas a partir das 13h, no horário de Brasília. Serão dez questões de conhecimentos gerais, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Já as provas específicas terão 30 questões, três discursivas e 27 de múltipla escolha. Este ano, o Enade avaliará bacharelandos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, entre outros. (Disponível em: http://cidadeverde.com/noticias/234827/mais-de-216-mil-estudantes-farao-o-enade-neste-domingo.)
Sobre o Enade é correto afirmar que:
“Em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, água é uma raridade. Diariamente, famílias lutam para obter o mínimo para que possam viver com dignidade. Na área rural, o Rio Ipojuca é só uma lembrança e o açude municipal também secou. Mas onde só devia haver aridez, existe um oásis que tingiu a terra seca. Esse terreno, onde nada brota ao redor, é irrigado por uma fonte inesperada. A água que coloriu este pedaço da terra seca não vem da chuva, mas do esgoto doméstico.” (Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/10/agua-de-esgoto-e-reutilizada-para-irrigacao-no-sertao-de-pernambuco.html.) Tendo em vista a reutilização da água de esgotos, analise as afirmativas a seguir.
I. A água de reúso, em termos globais, por enquanto, só serve para a irrigação de plantações de milho, sorgo e capim para alimentação animal. Não pode ser utilizada para fins humanos.
II. O tratamento e reúso do esgoto para fins potáveis já é uma realidade em alguns países, mas no Brasil ainda há uma resistência da população quanto ao assunto.
III. No Brasil, esse tipo de água não é própria para o consumo humano, mas tem qualidade suficiente para ser usada na indústria e na lavagem de ruas, praças, calçadas, automóveis, entre outros.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)