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(Concurso Milagres/2018) “(...) que, na PE (Polícia do Exército) da GB, verificaram o interrogado e seus companheiros que as torturas são uma instituição, vez que, o interrogado foi o instrumento de demonstrações práticas desse sistema, em uma aula de que participaram mais de 100 (cem) sargentos e cujo professor era um Oficial da PE, chamado Tnt. Ayton que, nesse sala, ao tempo em que se projetavam “slides” sobre tortura, mostrava-se na prática para a qual serviram o interrogatório (...)”. (Arquivos da Arquidiocese de São Paulo. Brasil nunca mais. 1985, p.31). Considerando o depoimento acima, assinale a alternativa correta sobre as práticas de tortura no Brasil em comparação com a América Latina.

(Concurso Milagres/2018) Ernesto Geisel foi o quarto presidente da República, após o golpe civil-militar de 1964. Entre 15 de março de 1974 e 15 de março de 1979, seu governo destacouse pelo projeto de abertura lenta, gradual e segura definido já no início de sua gestão.

Sobre o governo acima, assinale a única alternativa correta:

(Concurso Milagres/2018) “Por volta de 1928, Henry Ford debatia-se com uma ideia fixa; queria encontrar uma fórmula salvadora para o angustiante problema do suprimento da borracha para a sua indústria. Estava cansado de aturar os preços que os ingleses de Ceilão e também os holandeses de Java lhe impunham. E decidira que o império da borracha dos ingleses era imoral e que a maneira de purificá-lo e redimi-lo era transferir este império da tutela retrógrada do capitalismo inglês para a tutela progressista do jovem e saldável capitalismo americano. Como? Plantando borracha.” (MOOG, Vianna. Bandeirantes e Pioneiros: paralelo entre duas culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966, p.21). Assinale a alternativa na qual consta a região em que foi desenvolvido de seringais para atender ás necessidades de Henry Ford.
(Concurso Milagres/2018) “Além de atender a uma antiga e justa reivindicação, essas medidas trouxeram uma série de consequências para o ensino de História em sua totalidade e para a formação dos profissionais que atuam no magistério. As mudanças ocasionadas ainda estão em processo, e poderão ser aceleradas ou adquirir um ritmo mais lento, conforme a capacidade dos setores interessados em intervir no processo.” (LIMA, Mônica. Prefácio. IN: PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas,2013) O texto acima refere-se às leis 10. 639/2003 e 11.645/2008, sobre as quais e suas implicações podemos corretamente afirmar:
(Concurso Milagres/2018) “Essa era a “Frente Ocidental, que se tornou máquina de massacre provavelmente sem precedentes na história da guerra. Milhões de homens ficavam uns diante dos outros nos parapeitos de trincheiras barricadas com sacos de areia, sob as quais viviam como – e com – ratos e piolhos. De vez em quando seus generais procuravam romper o impasse. Dias e mesmo semanas de incessante bombardeio de artilharia – que um escritor alemão chamou depois de “furacões de aço” (Ernst Jünger,1921) – “amaciavam” o inimigo e mandavam para baixo da terra, até que no momento certo levas de homens saíam por cima do parapeito, geralmente protegido por rolos e teias de arame farpado, para a “terra de ninguém”, um caos de crateras de grandes inundações de água, todos de árvores calcinadas, lama e cadáveres abandonados, e avançavam sobre metralhadoras, que os ceifavam, como eles sabiam que aconteceria.” (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX,1914 – 1991, p.33) O texto acima melhor se aplica ao conflito da: