limpar filtros
Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) As afirmações a seguir estão relacionadas ao conceito de nicho ecológico. I) Biomas mais complexos estruturalmente suportam maior número de espécies por disponibilizarem maior quantidade de nichos ecológicos; II) Especies diferentes que ocupam o mesmo habitat por muito tempo competem pelo mesmo nicho ecológico; III)Uma espécie da America do Sul e uma espécie da ilha de Madagascar podem ter nichos ecológicos semelhantes. Quais afirmativas estão corretas?
(Concurso Milagres/2018) A matéria cicla no ambiente mudando de estado e de compartimento a cada passagem enquanto que a energia não pode ser ciclada. Sobre os dois processos temos: I) O ciclo do nitrogênio é caracterizado pela ação de bactérias e fungos; II) O compartimento atmosférico é o mais importante do clico do enxofre; III)A energia flui em sentido único; IV) As cadeias alimentares podem ser representadas por meio de pirâmides numérica, biomassa e energética em forma direta ou inversa; V) A cada passagem de nível trófico menos energia fica disponível; Estão corretas:
(Concurso Milagres/2018) A evolução da paisagem Sulamerica foi moldada através de processos climáticos oscilatórios que resultaram na distribuição atual de plantas e animais de forma que hoje, isolados em ilhas, encontramos espécies relictuais testemunhas deste processo. Recentemente, foi descoberta na região da Chapada do Araripe uma espécie nova de caranguejo cujos ancestrais mais próximos são amazônicos. Sobre a afirmação é incorreto:
(Concurso Milagres/2018) O processo de evolução biológica corresponde ao conjunto de modificações hereditárias sofridas por uma espécie ao longo do tempo. Sobre este processo é correto afirmar que :
(Concurso Milagres/2018) O contexto atual requer uma compreensão ampla e plural do direito à diferença e a necessidade de respeito às diferentes manifestações culturais, para tanto, cabe à escola: I – entender a construção dos espaços de dominação e contestação da cultura e abrir espaços para que os grupos excluídos do currículo escolar tenham condições de se articular contra qualquer tipo de exploração e opressão. II – criar condições para o debate de heterogeneidade cultural e valorização das diferenças. III – reconhecer e respeitar as diferenças enquanto arquétipos de emancipação humana, com práticas de autonomia, respeito e liberdade do outro. IV – possibilitar a interação entre os alunos e as diferentes culturas, sem que eles percam o vínculo e a valorização de sua cultura de origem, de modo que estes alunos possam desenvolver a crítica e autocrítica às diferentes manifestações culturais.