limpar filtros
Questões por página:
Marcado por diferentes características físicas, o Nordeste brasileiro é comumente dividido em quatro sub-regiões: Meio-norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata. Das características abaixo, a única que não se encontra diretamente relacionada às peculiaridades da Zona da Mata nordestina é:
Em relação à dinâmica recente e às características do agronegócio praticado no Brasil, a única afirmação que condiz com a realidade é:
No contexto da Expansão Ultramarina Europeia dos séculos XV e XVI, pode-se afirmar que:
O Brasil tem um território de dimensões continentais. Suas terras se estendem pela Zona Climática Intertropical e seu litoral é igualmente extenso, essas e outras características, imprimiram no clima nacional, forte influência das massas de ar oceânicas. Observe as massas de ar que atuam no território brasileiro e analise as afirmativas abaixo:



I – As massas de ar equatoriais e tropicais têm sua atuação atenuada no inverno, em função do avanço da Massa Polar Atlântica (mPa).
II – Em grande parte da Amazônia, o clima é quente e úmido o ano inteiro porque permanecem atuando massas quentes e úmidas – Massa Equatorial Continental (mEc) e Massa Equatorial Atlântica (mEa).
III – Na área central do país, por consequência do encontro da Massa Tropical Atlântica (mTa) e a Massa Polar Atlântica (mPa), forma-se uma frente fria e há ocorrência de fortes chuvas no inverno.
IV – No clima subtropical ocorrem verões amenos e invernos rigorosos, com chuvas mal distribuídas ao longo do ano, consequência da ação dominante da Massa Polar Atlântica (mPa).

Estão corretas as afirmativas:
Bem mais que um limite, a fronteira é, sobretudo, uma zona de interações. A Constituição Brasileira de 1988 considera, nas fronteiras terrestres, faixa de fronteira uma largura de: