limpar filtros
Questões por página:
O diabetes mellitus é considerado uma síndrome de etologia múltipla em decorrência a secreção deficiente de insulina e/ou a resistência à sua ação. A evolução dos métodos para controle da glicemia tem sido fundamental para o ajuste no tratamento. São ferramentas associadas so controle glicêmico, exceto:
O perfil lipídico abrange a análise dos seguintes parâmetros: Colesterol Total (CT), LDL-C, HDL-C, não HDL-C e Triglicérides (TG). Em Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico publicado como parecer de diversas Sociedades médicas, analise as assertivas a seguir a respeito da flexibilização do jejum e assinale a alternativa correta.
I. Pacientes com diabetes mellitus deve ser submetido ao exame apenas em jejum prolongado de 12 horas, visto a interferência da insulina na análise do perfil lipídico. II. Na coleta pós-prandial é importante destacar as alterações significativa do CT, HDL-C e LDL-C. III. Para a coleta pós-prandial, com os avanços tecnológicos nas metodologias diagnóstica, conseguem minimizar as interferências causadas pela maior turbidez na amostra em decorrência da elevada concentração de triglicérides. IV. As dosagens no estado pós‐prandial são mais práticas, viabilizando maior acesso do paciente ao laboratório, com menor perda de dias de trabalho, abandono de consultas médicas por falta de exames e maior acesso à avaliação do risco cardiovascular.
O conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. Abrange a prestação de serviços e o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e descarte. Refere-se a
Através do Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Trecentésima Sétima Reunião Ordinária, foi aprovado a Resolução n° 588, de 12 de julho de 2018, a qual institui a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Vigilância em saúde se refere aos afazeres desenvolvidos pela equipe instituída de vigilância dos municípios com o princípio de investigar os casos e disseminação de doenças transmissíveis. II. A PNVS prevê a gestão pelas três esferas do poder, além de proporcionar a articulação intersetorial para construção de fluxos da rede de atenção. III. A política foi criada com base na promoção de saúde, assim desarticula da necessidade segundo a classificação de risco e vulnerabilidade, para que possa assim, garantir a integralidade. IV. A PNVS tem como definição para emergência em saúde pública a situação que demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública. V. Para cumprir com a gestão pelas três esferas abstém do conceito de prática em território, propondo a inserção da vigilância em saúde como um processo articulado com ações intersetoriais e dos serviços de saúde.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foi criada em 1999 por meio da Lei n° 9.782. As ações desenvolvidas pela agência são vastas. Assinale a alternativa que não representa uma ação desenvolvida diretamente pela ANVISA.