Questões da prova:
AOCP - 2018 - Secretaria Estadual de Administração do Estado de Pernambuco - SES - Biomédico
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Medicina
Paciente,85 anos, sexo feminino, apresenta quadro de infecção urinária e, após análise clínica, o médico pede cultura de urina e antibiograma. É de conhecimento de todos que o teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA), ou antibiograma, consiste na verificação da sensibilidade ou resistência de uma bactéria a uma determinada droga, para orientar a seleção do antibiótico adequado para o tratamento de uma determinada infecção. O TSA orienta a escolha de terapia antimicrobiana e é uma importante ferramenta para monitorar a evolução da resistência bacteriana. Em relação ao assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Disciplina:
Medicina
Paciente,28 anos, sexo feminino, é recebida em serviço hospitalar com desidratação intensa causada por vômitos e diarreia há 3 dias. Sabemos que a diarreia aguda pode ser causada por uma série de agentes e é uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo. São os principais agentes comumente associados às diarreias, EXCETO
Disciplina:
Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de resistência osmótica em solução de NaCl a 0,36%, ou teste de resistência globular, é utilizado para detectar portadores de
Disciplina:
Técnicas em Laboratório
A esterilização é um processo que promove a inativação de microrganismos principalmente por desnaturação proteica. Os processos de esterilização podem ocorrer por meio de métodos físicos, químicos ou físico-químicos, que podem ser obtidos pela aplicação de calor seco ou úmido, radiação ou por filtração. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao método de esterilização por processo físico.
Disciplina:
Biomedicina - Análises Clínicas
Os testes de coagulação são de grande importância clínica para a avaliação de distúrbios hemorrágicos e para a avaliação hemostática, principalmente em casos pré-operatórios. Além disso, podem detectar deficiências plaquetárias, problemas vasculares e presença de inibidores específicos e inespecíficos da coagulação. Dentre os testes realizados, têm-se o TAP e KPTT, que avaliam, respectivamente: