limpar filtros
Questões por página:
Na obra Portos de passagem (2017[1991], p.85), João Wanderley Geraldi explica que “A história da educação, como toda a história, recupera avanços e recuos, perceptíveis como tais somente ao olhar contemporâneo”. A partir, então, de uma visão contemporânea das práticas de linguagem, que proposta de ensino possibilitou à disciplina Língua Portuguesa um trabalho mais específico com a leitura e escrita de textos em linguagem digital?
Na internet, encontramos diversos conteúdos que auxiliam os professores de português a prepararem suas aulas. Observe, a seguir, um desses materiais, voltado para o ensino da produção escrita.



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/53198839341264027/ Acesso em: 20 jan.24.



A partir das orientações para o ensino de língua portuguesa que defendem uma visão sociointeracional das práticas de linguagem, o que se pode afirmar a respeito de uma aula que utiliza essa “introdução coringa” para ensinar a escrever?
A seguir, são listados alguns objetos de conhecimento encontrados na BNCC para a disciplina Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental.


Qual deles está especificamente relacionado às práticas de leitura?
Na Base Nacional Comum Curricular, encontramos algumas orientações para o trabalho com os campos de atuação social no ensino de língua portuguesa.


Sobre um desses campos, há as seguintes orientações:


Imagem associada para resolução da questão



Quais gêneros podem ser trabalhados em sala de aula com essa finalidade específica destacada no excerto da BNCC?
No que se refere às práticas de ensino da oralidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tomamos o caso de uma aula de português que explore as múltiplas tradições orais e seus gêneros, observando o surgimento de textos falados e as práticas que possibilitam sua perpetuação.


Qual objeto de conhecimento das práticas de oralidade é, então, contemplado de maneira central nessa aula?