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Ao abordar o motivo para se ensinar matemática, Pavanello e Nogueira, no artigo intitulado Avaliação em Matemática: algumas considerações citam Santaló, que aborda a questão da Matemática para não matemáticos, no capítulo 1 do livro Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas, de Parra e Saiz.
Para Santaló, o sentido da matemática está em
Ao abordar o Pensamento Algébrico: generalizações, padrões e funções, Van de Walle, no livro intitulado Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula, apresenta o seguinte exemplo de sequência numérica:
0,1,5,14,30,66,147,316, ...
Mantido o padrão, o próximo elemento dessa sequência é o número
A malha quadriculada a seguir, e os retângulos nela representados foram apresentados para alguns alunos, com a informação de que o retângulo da direita tem 2 unidades de base e 4 unidades de altura.


Após a apresentação e informação, solicitou-se aos alunos que calculassem a área do retângulo da esquerda. A resposta correta para a área solicitada é

Ao resolver a inequação  apresentou os seguintes passos:

Passo 1) 4x2 – 20x ≤ x2 + 16x

Passo 2)    x · (4x – 20) ≤ x · (x + 16)

Passo 3)    4x – 20 ≤ x + 16

Passo 4)    3x ≤ 36

Resposta:     x ≤ 12

Avaliando-se o procedimento apresentado pelo aluno, é correto afirmar que existe erro na passagem do

Um professor afirmou aos seus alunos que dois triângulo eram semelhantes, e propôs a eles que determinassem a razão de semelhança do maior para o menor triângulo, sabendo que a área do menor triângulo era de 13,5 unidades de área e a área do maior era de 121,5 unidades de área.
A resposta correta esperada por esse professor era: