limpar filtros
Questões por página:
Estima-se que 6 milhões de pessoas façam parte de comunidades tradicionais no Brasil (povos indígenas, quilombolas, fundo e fecho de pasto, caiçaras, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, dentre outros). O aumento do conflito pela água tem sido um problema para essas comunidades e a Bahia concentrou 25,96% das ocorrências desse tipo em 2013, em um universo de 600 comunidades tradicionais pesqueiras litorâneas e ribeirinhas, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra.
Sobre a pesca artesanal, assinale a alternativa incorreta.
Denomina-se de BRICS o agrupamento econômico composto de cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Sobre este agrupamento, assinale a alternativa correta.
As Pólis da civilização grega tinham autonomia política e econômica, o que fez com que a Grécia Antiga não fosse um império centralizado e com fronteiras muito bem definidas. A respeito das Pólis, assinale a alternativa incorreta.
A diáspora africana foi um processo histórico caracterizado pela imigração forçada de homens, mulheres e crianças do continente africano para outras regiões do planeta. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A imigração forçada sustentou o regime escravocrata por meio de intensa violência e exploração da vida humana. II. A elevada brutalidade que se seguiu a essa imigração forçada dificultou que essas pessoas criassem laços de sociabilidade nos locais em que chegavam. III. A História enquanto disciplina deve abordar o estudo da história e da cultura africana e afrobrasileira em razão dos conhecimentos e saberes africanos produzidos no continente africano e nas suas diásporas.


Assinale a alternativa correta.
“A vida social foi quase exclusivamente rural nos dois primeiros séculos da história da Bahia. Existia a cidade do Salvador, sede dos governos gerais e vice-reinados, centro administrativo, religioso, militar e comercial e ativo porto de embarque de açúcar, fumo, algodão, entre outros. A maioria dos proprietários vivia nos sobrados e casas de suas plantações, engenhos e fazendas e só começaram a ter residência fixa na cidade na segunda metade do século XVII.”
TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia.11. ed. São Paulo: Ed. da UNESP; Salvador: EDUFPA,2008, p.73.


A respeito da sociedade agrária, escravista e mercantil da Bahia, assinale a alternativa correta.