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Julgue o item, referente a aspecto linguístico do texto.


Na linha 2, o deslocamento do termo “crescentes” para imediatamente depois de “necessidades” não comprometeria a coerência do texto, embora alterasse as relações sintático-semânticas estabelecidas na oração em que o vocábulo se insere.

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A respeito do texto e das ideias nele expressas, julgue o item.


Conclui-se da leitura do último parágrafo do texto que os professores de filosofia e os de ciências seriam os mais habilitados para desenvolver a prática da atitude maker nas escolas.

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A respeito do texto e das ideias nele expressas, julgue o item.


O emprego da linguagem figurada no texto, a exemplo da palavra “panaceia” (linha 9) e da expressão “cavalo de Troia” (linha 17), que, pelos sentidos do texto, remetem, respectivamente, a invencionice e cilada, evidencia a descrença do autor nas inovações na área da educação, para o qual é preferível trabalhar em sala de aula com “o que parece ainda funcionar”.

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A respeito do texto e das ideias nele expressas, julgue o item.


Entende-se da leitura do texto que a aplicação, nas escolas, da filosofia maker, que é o fundamento do empreendedorismo digital e da fabricação digital, proporcionaria aos alunos a oportunidade de mobilizar o conhecimento adquirido para aplicações em sua realidade.

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A respeito do texto e das ideias nele expressas, julgue o item.


No texto, estruturado em forma dissertativa, o autor menciona a defasagem do modelo atual de educação formal, concebido no final do século XIX para atender às necessidades daquela época.