limpar filtros
Questões por página:
Questões de gênero, religião, raça/etnia ou orientação sexual e a sua combinação direcionam práticas preconceituosas e discriminatórias da sociedade contemporânea. Se o estereótipo e o preconceito estão no campo das ideias, a discriminação está no campo da ação, ou seja, é uma atitude. É a atitude de discriminar, de negar oportunidades, de negar acesso, de negar humanidade. Nessa perspectiva, a omissão e a invisibilidade também são consideradas atitudes, também se constituem em discriminação.
(Carrara,2009, p.27.)
Diante do exposto e considerando o cenário escolar atual, percebe-se a necessidade de repensar as práticas escolares, para melhor atender essas problemáticas que permeiam os muros das escolas; pensando nas possibilidades de mudanças, as práticas pedagógicas devem, EXCETO:
É impossível falar de indisciplina sem falar de autoridade. E percebe-se, hoje, que nunca na história a sociedade viveu tão fortemente a crise de autoridade, desde as instituições mais simples como a família até as mais complexas. Ao analisarmos as diversas definições de disciplina ou indisciplina percebemos uma gama de possibilidades, no entanto, elas têm em sua estrutura algo em comum: as palavras ordem, normas ou regras aparecem em todas as definições como sendo premissas para que ocorra a disciplina. Nesse contexto, temos de antemão a certeza de que sem ela (a disciplina), não é possível atingir objetivos dentro de uma organização. Considere que autoridade não é dada de “mão beijada”, mas é algo que se constrói; ter autoridade é muito diferente de ser autoritário, e que o estudante precisa aprender a noção de limite e isso só ocorre quando ele percebe que há direitos e deveres para todos, sem exceção. Sobre o exposto, é uma ação coerente de um professor autoritário:
A comunicação é uma atividade crucial para a vida em coletividade, pois tanto os animais quanto os seres humanos a utilizam para trocar, compartilhar e tornar comum a todos as informações, facilitando a convivência no grupo onde estão inseridos. O primeiro componente do processo de comunicação é o transmissor da mensagem denominado emissor, que transmite a mensagem desejada a uma ou mais pessoas com o intuito de transmitir uma ideia, um pensamento, instruções, informações, valores, dentre outros.
(SANTOS, Michele Fernanda Schmidt dos – Cultura organizacional – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2014.)
“A eficácia da comunicação está na predisposição do receptor em receber a mensagem. Para certificar-se que a mensagem foi entendida, utiliza-se de _____________, verificando as reações do receptor à mensagem, possibilitando ao emissor uma percepção a respeito da mensagem desejada.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
O esporte tem grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Assim como o conhecimento faz a diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano, tanto para as crianças quanto para os adolescentes, adultos ou idosos; o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. A pratica diária de algum esporte na adolescência é essencial nessa época em que o turbilhão de emoções é tão comum. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Possibilita o aumento do estresse e da ansiedade. II. Melhora a convivência social com outros adolescentes. III. Provoca o equilíbrio das emoções, sempre muito intensas na adolescência. IV. Aprende a lidar com frustrações e também compreende a necessidade de respeitar regras.
Está correto o que se afirma apenas em
As escolas, de modo geral, estão buscando preparação para a utilização das mídias na educação, investindo em formação continuada de professores através de cursos presenciais e a distância. Estão equipando o ambiente escolar ao transformar salas de aula tradicionais em laboratórios de informática e outros ambientes em sala da TV escola ou em laboratórios multidisciplinares. Com isso, a escola é adaptada para propiciar acesso e qualidade no uso das mídias em sala de aula.
(Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-midias-nocontexto-escolar.htm. Adaptado.)
A escola começou pouco a pouco a fazer parte da era digital, o que acarreta diversas mudanças no contexto educacional. Sobre o processo de aprendizagem com o auxílio de ferramentas tecnológicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O aluno passa a utilizar estratégias, tais como formulação de hipóteses e tomada de decisões, possibilitando que, juntamente com o professor, ele construa o seu conhecimento.
( ) Alunos e professores têm possibilidade de contrastar ideias, conceitos, verificar diferentes opiniões sobre o mesmo assunto, gerando uma interação em sala de aula.
( ) O aluno deixa a posição de passividade, na qual apenas recebia informações de livros e do professor, para se tornar um ser mais partícipe do seu processo educativo.
( ) A qualidade das informações com as quais os alunos têm contato muitas vezes é um obstáculo para os professores; é preciso estimular no aluno o pensamento crítico e ensiná-lo a buscar informações em fontes confiáveis.
A sequência está correta em