limpar filtros
Questões por página:
Pretto e Bonilla (2022) ressaltaram os desafios encarados pelos professores no uso das tecnologias digitais na educação durante o período da pandemia da Covid-19. Eles indicaram que, embora muitos docentes tenham enfrentado problemas semelhantes àqueles vividos pelas famílias de seus alunos, especialmente no que diz respeito à conectividade, uma problemática mais grave deixou esses profissionais pressionados e, em alguns casos, quase impotentes.
Assinale a problemática a qual Pretto e Bonilla (2022) se referem.
Pretto e Bonilla (2022) apresentaram vários aspectos que demonstram a importância das tecnologias digitais na educação brasileira durante a pandemia da Covid-19, especialmente até agosto de 2021.
Considerando as indicações de Pretto e Bonilla (2022) – bem como os apontamentos de outros autores no texto “Tecnologias e educações: um caminho em aberto” – analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) As políticas públicas de inserção das tecnologias digitais na educação brasileira foram fortalecidas e adequadamente direcionadas e financiadas, na educação básica pública, em uma realidade contextualizada à pandemia da Covid-19 no Brasil.
II - ( ) A necessidade de fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais, desde março de 2020, possibilitaram, por meio de legislações emergenciais, aulas a distância em toda a educação básica e nas universidades, estratégia denominada de ensino remoto emergencial.
III - ( ) Ante a nova realidade, imposta pelo período da pandemia, coube aos professores e às famílias a omissão de responsabilidade pela organização e manutenção de infraestrutura física e tecnológica para a viabilização das aulas remotas, uma vez que essas atividades eram coerentes às práticas das escolas.
IV - ( ) No caso das famílias de baixa renda, dentre as muitas problemáticas postas pela pandemia, destacaram-se a inexistência de espaço e de dispositivos tecnológicos em casa e a ausência de conectividade domiciliar para que as atividades de ensino formal pudessem acontecer.

Assinale a sequência CORRETA.
Segundo Paula (2017), no texto “Políticas de democratização da Educação Superior brasileira: limites e desafios para a próxima década”, a partir do Governo Lula (2003-2010) algumas políticas de democratização foram adotadas nas universidades federais brasileiras.
De acordo com o texto mencionado, associe CORRETAMENTE essas políticas aos seus aspectos descritivos, conforme apresentado nas COLUNAS I e II.

COLUNA I
I - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).
II - Política de Cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas (com vagas reservadas para setores de baixa renda e para as minorias étnicas).
III - Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
IV - Programa de Bolsa Permanência.

COLUNA II
(A) As Universidades e Institutos Federais aderiram em massa à Lei nº 12.712/2012.
(B) Destina-se a estudantes de baixa renda, matriculados em cursos de graduação presenciais nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), selecionados por critérios socioeconômicos e outros definidos pela instituição formadora.
(C) Objetivou criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.
(D) Expressa a intenção de contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação das IFES (em especial indígenas e quilombolas) em situação de vulnerabilidade socioeconômica, reduzir problemas provocados por evasão e promover ações complementares com vistas ao desempenho acadêmico.
A alternativa em que é apresentada CORRETAMENTE as barreiras e seus conceitos é:
Ao apresentar as políticas de democratização da Educação Superior brasileira, Paula (2017) defende uma determinada concepção de democratização de Educação Superior em seu estudo, a qual se embasa em quatro dimensões, sendo essas:
Sobre os estudos sobre políticas de ação afirmativa, segundo Barreto (2015) – e demais autores/ as mencionados/as no texto “Gênero, raça, desigualdades e políticas de ação afirmativa no Ensino Superior” –, assinale a alternativa INCORRETA.