limpar filtros
Questões por página:
“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existiam antes dele; sem dúvida, ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for. Mas isso não significa nem que o indivíduo seja menos importante do que a sociedade, nem que ele seja um “meio” e a sociedade, o “fim”. A relação entre a parte e o todo é uma certa forma de relacionamento, nada mais, e como tal, sem dúvida, já é bastante problemática. Em certas condições, pode ser vinculada à relação entre os meios e o fim, mas não lhe é idêntica; inúmeras vezes, uma forma de relação não tem a mínima ligação com a outra”.
ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores,1994.
Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.
I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.
II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.
III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.
É correto o que se afirma em
O saber sociológico tem como preocupação a elucidação de processos concretos da vida social, considerando
“Na teoria da estruturação, um ponto de partida hermenêutico é aceito na medida em que se reconhece que a descrição de atividades humanas requer familiaridade com as formas de vida expressas naquelas atividades”.
GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes,2009.

Considerando a noção de dualidade da estrutura de Anthony Giddens, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. As regras e os recursos esboçados na produção e na reprodução da ação social são, ao mesmo tempo, os meios de reprodução do sistema.
PORQUE
II. As propriedades estruturais de sistemas sociais são, ao mesmo tempo, meio e fim das práticas que elas recursivamente organizam.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar que
“A sociologia não nasce do nada. Surge em um dado momento da história do Mundo Moderno. Mais precisamente, em meados do séc. XIX, quando ele está em franco desenvolvimento, realizando-se. Essa é uma época em que já se revelam mais abertamente as forças sociais, as configurações de vida, as originalidades e os impasses da sociedade civil, urbano-industrial, burguesa ou capitalista. Os personagens mais característicos estão ganhando seus perfis e movimentos: grupos, classes, movimentos sociais e partidos políticos; burgueses, operários, camponeses, intelectuais, artistas; mercado, mercadoria, capital, tecnologia, força de trabalho, lucro, acumulação de capital e mais-valia; sociedade, Estado e nação; divisão internacional do trabalho e colonialismo; revolução e contra-revolução”.
IANNI, Octavio. A Sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2011.
A partir da reflexão de Octavio Ianni, é correto afirmar que a Sociologia
“Gonzaga foi, pois, o artista que, por meio de suas canções, instituiu o Nordeste como um espaço da saudade. Embora não aquele Nordeste com saudade da escravidão, do engenho, das casasgrandes; mas o Nordeste da saudade do sertão, de sua terra, de seu lugar. Saudade de seus cheiros, seus ritmos, suas festas, suas alegrias, suas sensações corporais. Saudade de migrante ou de homem de cidade, em relação a um espaço idílico onde homem e natureza ainda não se separaram; onde as relações comunitárias ainda estão preservadas, onde a ordem patriarcal ainda está garantida. Um Nordeste de hierarquias conhecidas e preservadas, mas também o Nordeste da seca, das retiradas, da súplica ao Estado e às autoridades por proteção e socorro. Um Nordeste humilde, simples, resignado, fatalista, pedinte. E, ao mesmo tempo, um Nordeste de grande “personalidade cultural”. Um lugar que quer conquistar um lugar para sua cultura em nível nacional, que quer mostrar para o governo e para os do Sul que existe, que tem valor, que é viável. O espaço da cultura brasileira contra as estrangeirices do Sul”.
ALBUQUERQUE, Durval M. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife/ São Paulo: Fundação Joaquim Nabuco/Cortez, 1999.
A partir da ideia de Nordeste discutida no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A ideia de região é, também, uma expressão cultural, possível de ser compreendida sociologicamente por meio das representações que lhe emprestam significado político.
II. As canções revelam múltiplas significações de um Nordeste construído por representações que retratam valores e fenômenos que o constituem socialmente.
III. O Nordeste aparece no texto como um território geográfico possível de ser representado por questões ambientais que constituem seu caráter social.
É correto o que se afirma somente em