50 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 10
Questões por página:
“O ano de 1930 foi um divisor de águas na história do país. A partir dessa data, houve a aceleração das mudanças sociais e políticas, a história começou a andar mais rápido.”
(CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho.1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,2001. p.87)
Sobre essa “aceleração das mudanças sociais e políticas”, especificamente no período que vai de 1930 a 1964, marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A mudança mais intensa foi no progresso dos direitos sociais, marcado pela criação de vasta legislação trabalhista e previdenciária, completada em 1943 com a Consolidação das Leis do Trabalho.
( ) Politicamente, o período foi marcado pela estabilidade.
( ) A organização sindical promovida na Era Vargas foi feita dentro de um arcabouço corporativo, em estreita vinculação com o Estado.
( ) As campanhas nacionalistas da década de 1950, como a de defesa do monopólio estatal do petróleo, caracterizam um progresso na formação de uma identidade nacional.
( ) O nacionalismo, incentivado pelo Estado Novo, foi o principal instrumento de promoção de uma solidariedade nacional, fortalecendo a importância das lealdades estaduais.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Leia as afirmativas com relação aos fatores que levaram à derrocada da Primeira República brasileira (1889 - 1930).
I) A crise econômica mundial de 1929 coincidiu com um período de queda da produção cafeeira do Brasil, o que trouxe profundo impacto na balança comercial brasileira.
II) A Primeira Guerra Mundial trouxe impactos profundos, como a queda do preço do café, um dos principais produtos de exportação brasileira.
III) Como um dos desdobramentos internacionais da Revolução Russa (1917), criou-se, em 1922, o Partido Comunista do Brasil, um novo ator na cena política do país.
IV) A semana de Arte Moderna, organizada em São Paulo em 1822, com inspiração no modernismo e futurismo europeu, questionou a natureza da sociedade brasileira, suas raízes e relações com a civilização europeia.
V) Com um profundo teor democrático, o Tenentismo foi uma poderosa força de oposição ao governo das oligarquias regionais, uma das principais características da Primeira República do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Sobre a urbanização do mundo ocidental no século XIX, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Na segunda metade do século XIX, a urbanização ainda não havia se expandido para além da Inglaterra.
( ) Apesar dos problemas de superpopulação das cidades industriais da segunda metade do século XIX, houve melhorias substanciais nas condições de salubridade nesses núcleos urbanos, graças às inovações técnicas e tecnológicas desse estágio da industrialização ocidental.
( ) Para os planejadores das cidades, os pobres eram uma ameaça pública, sendo as concentrações destes vistas como potencialmente capazes de gerar distúrbios.
( ) Uma das características das cidades industriais em meados do século XIX era o superpovoamento.
( ) Na medida em que os indivíduos tornavam-se urbanizados, antigas tradições e práticas trazidas do campo tornavam-se irrelevantes ou impraticáveis.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo: