Questões da prova:
IFB - 2016 - IFB - Professor - Educação Física
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Kenney; Wilmore e Costill (2013) defendem que há vários princípios que podem ser aplicados a todas as formas de treinamento físico. Relacione os princípios do treinamento à esquerda com suas respectivas definições. I) Princípio da individualidade. II) Princípio da especificidade. III) Princípio da reversibilidade. IV) Princípio da sobrecarga progressiva. V) Princípio da variação. ( ) Qualquer programa de treinamento deve levar em consideração as necessidades específicas e as habilidades do indivíduo para qual o programa foi planejado. ( ) Com o destreinamento, os ganhos obtidos através da prática regular de exercício físico são diminuídos gradativamente. ( ) Processo sistemático de alterar uma ou mais variáveis no programa de treinamento – como o volume ou intensidade – ao longo do tempo, para permitir que o estímulo do treinamento permaneça apropriado e efetivo. ( ) Um programa de treinamento deve enfatizar os sistemas fisiológicos fundamentais para o desempenho ideal a fim de que sejam efetuadas as adaptações desejadas no treinamento. ( ) Para que sejam maximizados os benefícios de um programa de treinamento, o estímulo deve ser aumentado de forma progressiva à medida que o corpo se adapta ao estímulo atual. Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima para baixo:
O Esporte Educação é uma manifestação social do fenômeno esportivo que sustenta dois diferentes conceitos, o Esporte Educacional e o Esporte Escolar. Tais conceitos são sustentados por Tubino (2001) e pelo Decreto Nº 7.984 de 08 de abril de 2013 que regulamenta a legislação esportiva no Brasil. Em relação a esses dois conceitos, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO. ( ) O esporte educacional tem a finalidade de dar oportunidade de uma prática diferenciada para aqueles jovens que possuem talentos e biótipos adequados para determinadas modalidades esportivas. ( ) O esporte educacional tem a finalidade de formação para a cidadania e se apoia em princípios em que a inclusão de todos reforça a democratização da prática esportiva. ( ) O esporte escolar é desenvolvido através de treinamentos específicos e também por competições escolares. ( ) O esporte educacional se alicerça principalmente sobre o princípio do fair play, pelo qual as crianças e adolescentes aprendem nas competições a respeitar os adversários, companheiros, árbitros, dirigentes e todos os códigos, inclusive as regras. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
O ser humano é homeotérmico, isto é, sua temperatura corporal é fisiologicamente regulada para manter-se em certo nível apesar da variação da temperatura ambiente. A troca de calor com o meio se dá através de vários mecanismos importantes, dentre eles podemos destacar a convecção, a condução, a radiação e a evaporação. A evaporação do suor se configura como um dos principais mecanismos de eliminação do excesso de calor do corpo quando falamos em atividades físicas em ambientes quentes. A respeito desse mecanismo é INCORRETO afirmar que:
Com relação à obra: O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht (VAGO,1996), marque a alternativa que melhor representa a ideia defendida pelo autor sobre a temática:
De acordo com Costa e Greguol (2013) profissionais de Educação Física que atuam no universo da Educação Física Adaptada assumem um papel transformador com competência específica da área. Com relação à Educação Física Adaptada, analise as frases abaixo e assinale a seguir a alternativa CORRETA. I) Na atualidade, o termo “pessoa portadora de deficiência” é o mais aceito para se referir à pessoa que possua algum tipo de deficiência. II) Em termos de conteúdo, os programas de atividade motora adaptada não se distinguem dos programas convencionais. III) O profissional de Educação Física Adaptada deve considerar que as pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições, atualmente, devem ser vistas mais do ponto de vista biológico e menos do ponto de vista ambiental.